Veleiro capixaba rodará o mundo desenvolvendo ações de sustentabilidade e preservação dos oceanos
Com o patrocínio da ArcelorMittal, o “Projeto Rajada” começou a expedição no último dia 5 e possivelmente terminará no final de 2024.
O veleiro, comandado pelos capixabas Bruno Martinelli dos Santos e Eliz Tosi Modolo, iniciou uma expedição por diversos países no último dia 5. O objetivo do “Projeto Rajada” é realizar pesquisas e atividades de conscientização ambiental, promovendo interatividade com as comunidades dos locais.
Uma dessas ações é o desenvolvimento de um aplicativo de monitoramento de resíduos do mar. Já no interior do veleiro, a sustentabilidade também será o foco: será feito um estudo para reaproveitamento de recursos, principalmente a água.
Outra atividade do grupo será a elaboração de um relatório com indicações de melhorias da estrutura da costa capixaba para a realização de atividades náuticas.
“A ideia é que esse relatório contribua para orientar investimentos e políticas públicas de incentivo à realização de atividades esportivas e recreativas como vela, remo, natação e pesca, mostrando como fazer isso de forma sustentável”, explica a velejadora Eliz Tosi.
Com o patrocínio da ArcelorMittal pela Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC), o Rajada utilizou um produto exclusivo da empresa interior da embarcação.
“Utilizamos aço revestido de Magnelis para construir a base estrutural dos painéis solares que geram a energia do Rajadão. É um tipo de aço que tem maior resistência à corrosão, mantendo as características que conferem maior sustentabilidade, como leveza e durabilidade, sendo muito apropriado para o ambiente marinho”, explica Bruno.
A expectativa é que, até março deste ano, a embarcação navegue pela costa brasileira até chegar à Recife, último ponto do trajeto em território brasileiro. Em seguida, o projeto segue para Trindade e Tobago, onde fará uma parada técnica para então cruzar o Mar do Caribe e ir para o Oceano Pacífico pelo Canal do Panamá. A expedição deve terminar no final de 2024.