O trabalho de transformação social desenvolvido pelo Instituto Ponte foi reconhecido nacionalmente ao conquistar o 2º lugar geral entre mais de 900 entidades inscritas no Prêmio FGV de Responsabilidade Social 2025, promovido pela Fundação Getulio Vargas, uma das instituições de ensino e pesquisa mais respeitadas da América Latina.
A cerimônia de premiação, realizada no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (29), reuniu nomes influentes do cenário jurídico, econômico e social do país. O troféu foi entregue por Antonio Carlos Ferreira, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador acadêmico da FGV Justiça, e por José Marinho Paulo Junior, promotor de Fundações do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes lideranças como Paulo Marinho, diretor-presidente da Rede Globo, e André Esteves, chairman do BTG Pactual.
O Instituto Ponte foi representado por Verônica Caricati, gerente educacional, Vânia Goulart, conselheira voluntária, e Pedro Trajano, jovem universitário que ilustra a força da educação transformadora da ONG. Filho de uma costureira e de um professor, Pedro é hoje bolsista integral de Ciência de Dados na FGV.
“Poder alcançar premiações de abrangência nacional é de grande importância para o crescimento do Instituto. Esse reconhecimento nos fortalece para que possamos transformar mais vidas e é fruto de um trabalho de uma equipe muito unida e dedicada para a ascensão social dos alunos”, afirma Verônica Caricati.
Com 11 anos de atuação, a organização já apoiou centenas de estudantes capixabas a ingressarem em universidades de referência no Brasil e no exterior. Somente em 2025, o Instituto Ponte conta com mais de 460 jovens beneficiados e acumula centenas de medalhas em olimpíadas acadêmicas, além de histórias reais de transformação que inspiram empresas e doadores a investirem em impacto social.
“Esse reconhecimento valida nosso compromisso de promover ascensão social em uma geração, oferecendo oportunidades educacionais de excelência a jovens talentosos em situação de vulnerabilidade. É também uma vitória dos parceiros e voluntários que acreditam no nosso propósito”, afirma Bartira Almeida, fundadora e presidente do Instituto Ponte.
O Prêmio FGV de Responsabilidade Social busca reconhecer projetos que combinam gestão eficiente, inovação e impacto social mensurável, destacando organizações que contribuem para um Brasil mais justo e inclusivo.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar.
AceitarLeia Mais