Espírito Santo começa a vacinar pessoas com deficiência intelectual contra a Covid-19
Daniele de Jesus que possui síndrome de Down, e Adenilton Alex que possui autismo foram os primeiros a receber o imunizante em ato simbólico
Para marcar o início da vacinação das pessoas com deficiência intelectual, foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, um ato simbólico para celebrar esse momento, no qual duas pessoas com deficiência foram vacinadas: Daniele de Jesus Belo, 32 anos, que possui síndrome de Down, e Adenilton Alex Walcher, 42 anos, que possui autismo.
O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, da vice-governadora, Jacqueline Moraes, do presidente da Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES), Vanderson Pedruzzi Gaburo, do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, membros da diretoria da Feapaes-ES, e familiares dos vacinados.
Gaburo credita essa conquista para as pessoas com deficiência intelectual ao trabalho e articulação realizados pela Feapaes-ES.
“Nosso pedido ao Governo do Estado foi embasado pelo estudo que fizemos mostrando a alta letalidade da doença nas pessoas com deficiência no estado, quase três vezes maior que a média geral. Vacinas salvam vidas e vamos proteger muitas com essa decisão”, afirma. Ele também agradece o olhar diferenciado do Governo do Estado. “Nosso agradecimento ao Governo do Estado, em especial ao Secretário Nésio, pela sensibilidade com esse tema, direcionando um olhar diferenciado para esse grupo populacional que tem sofrido de forma dramática os efeitos da pandemia. Saudamos também todos os parceiros e amigos da causa das pessoas com deficiência que contribuíram para essa mobilização”, finaliza Gaburo.