A Associação Cultura Capixaba (Cuca) e o movimento Grito da Cultura lançaram as Caravanas Grito da Cultura, que vão passar por seis municípios do Espírito Santo com o objetivo de conhecer a realidade local, promover intercâmbio artístico e construir, junto com os trabalhadores da cultura, propostas de políticas públicas para o setor.
A iniciativa será realizada com apoio do Ministério da Cultura, por meio de emenda parlamentar do senador Fabiano Contarato (PT), e propõe uma escuta ativa das comunidades culturais, além de promover apresentações artísticas, rodas de conversa e espaços de formação.
“Chegamos nos territórios para escutar, compartilhar saberes e construir caminhos coletivos. Queremos unir vozes e ideias para propor políticas feitas a partir da realidade vivida por quem atua na cultura”, explica Karlili Trindade, integrante do Grito da Cultura.
Cada Caravana terá três dias de programação: às sextas, ocorre o reconhecimento do território com visitas a coletivos e espaços culturais; no sábado, acontecem encontros formativos, rodas de escuta e apresentações locais; no domingo, a construção de propostas e o intercâmbio entre cidades. Esse intercâmbio prevê a participação de representantes do município anterior e do próximo destino da Caravana, fortalecendo o diálogo e a articulação regional.
A estreia da edição 2025 acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho, em Cariacica. No intercâmbio estarão artistas de Guarapari, que recebeu a primeira edição da Caravana em 2023, e da Serra, que sediará a próxima parada, entre os dias 27 e 29 de junho. Depois, as Caravanas seguem para o interior:
-
Aracruz (norte) – 25, 26 e 27 de julho
-
Cachoeiro de Itapemirim (sul) – 22, 23 e 24 de agosto
-
Conceição da Barra (extremo norte) – 19, 20 e 21 de setembro
-
Anchieta (litoral sul) – 17, 18 e 19 de outubro
“As Caravanas são espaço de encontro, construção coletiva e valorização dos saberes e expressões locais. É uma maneira concreta de transformar escuta em política pública”, destaca Vitor Taveira, diretor da Cuca.
A primeira Caravana Grito da Cultura ocorreu em abril de 2023, em Guarapari, e resultou em um diagnóstico coletivo com propostas que extrapolam o setor cultural. O documento abordou temas como infraestrutura cultural, descentralização, turismo de base comunitária e políticas afirmativas, refletindo a complexidade dos desafios enfrentados pelos agentes culturais.
Sobre os organizadores
Criada em 2015, a Associação Cultura Capixaba (Cuca) atua no fortalecimento da cultura no Espírito Santo, desenvolvendo projetos e promovendo a articulação de trabalhadores do setor. Já o Grito da Cultura surgiu em 2022, inicialmente como resposta ao desmonte de políticas públicas em Vitória, e hoje se expande por todo o estado com uma atuação propositiva e mobilizadora.