I Viradinha da Thelema: evento gratuito celebra cultura no Centro de Vitória
O evento de cultura acontece neste sábado (8), com feira cultural, oficinas, roda de conversa, performance de dança afro e samba
A I Viradinha da Thelema promete movimentar o Centro de Vitória e celebrar a cultura, neste sábado (8), com uma programação diversificada que inclui feira cultural, oficinas, roda de conversa, performance de dança afro e muito samba. O evento, totalmente gratuito, também marca o lançamento do projeto Entrelaços e comemora os 7 anos do Espaço Thelema.
Feira cultural e oficinas marcam o início da Viradinha da Thelema
A programação tem início às 10h, com uma feira cultural que destaca o trabalho de pequenos empreendedores locais. Sete expositores estarão presentes: Sebo Cheiro de Livro, Danynha Brechó, Metalóides Arte Urbana, Vivionices Acessórios, Tio Lu Café, Divino Vício e Fractados Manuais. O público poderá encontrar produtos variados, incluindo livros, roupas, gastronomia e artesanato.
Para os amantes da música, haverão duas oficinas gratuitas:
- Percussão (10h às 13h), com Maicon 7Cordas;
- Composição (14h às 17h), ministrada por Eddu Souza.
Devido à grande procura, as vagas para as oficinas se esgotaram rapidamente.
Roda de conversa e performance de dança afro na Thelema
A partir das 17h30, a roda de conversa “Arte e Vida Entrelaçadas” trará reflexões sobre dança afro, negritude ativa e expressão cultural, com a professora, escritora e bailarina Ariane Meireles.
Logo depois, acontece a performance “Atotô – entre a cura e o cuidado do corpo preto”, com Danilo dos Anjos, artista multifacetado que atua como bailarino, coreógrafo e pesquisador de culturas negras.
Encerramento com muito samba
A Viradinha da Thelema será finalizada com o Samba da Ury, com Ury Vieira no vocal, Gabriel Novaes no pandeiro e Maicon 7Cordas no violão.
“A programação é diversa e cheia de energia, pensada para atrair diferentes públicos e incentivar a circulação pelo Centro de Vitória”, afirma David Rocha, fundador da Thelema.
Projeto Entrelaços valoriza a cultura no Centro de Vitória
O Entrelaços é uma iniciativa viabilizada pelo Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo. O projeto busca fortalecer a cultura local, apoiando artistas que já participavam da agenda da Thelema.
Dentre as atividades previstas, destacam-se:
- Projeto Ensaios: apresenta músicas autorais de artistas locais;
- Prosas Literárias: promove bate-papos com escritores;
- Passeata Raulseixista: realizada em parceria com os coletivos Kavernistas e Bloco Maluco Beleza, em homenagem a Raul Seixas;
- Segunda edição da Viradinha, no final do ano.
Thelema: um centro cultural de referência
Inaugurada em fevereiro de 2018, a Thelema rapidamente se tornou um ponto de encontro para artistas e público no Centro de Vitória. O crescimento das atividades levou a uma mudança de sede em 2020, para um prédio histórico na Rua Graciano Neves.
Com uma programação extensa e diversificada, a Thelema segue como um importante polo cultural, promovendo arte, expressão e criatividade na capital capixaba.