Alunos de ONG que participam de clube de leitura escreverão cartas

O projeto é desenvolvido pelo Hub de Inovação Base 27 há dois meses em encontros presenciais com 10 jovens do IOB.

Jovens atendidos pelo Instituto Oportunidade Brasil (IOB) participam de um grupo de leitura do romance “Cartas para Martin”. Em breve, semelhante ao que faz o personagem principal da história, eles escreverão cartas com relatos sobre as suas vidas. As correspondências serão endereçadas a pessoas que os jovens admiram.

O projeto, desenvolvido pelo Hub de Inovação Base 27, está sendo realizado há cerca de 2 meses. Os encontros são presenciais e acontecem a cada 15 dias, em Vitória.

Os 10 estudantes participantes, ao longo dos encontros, refletem sobre o livro em um bate-papo descontraído e guiado pela doutora em Educação e diretora da Base 27, Juliana Ferrari.

“Refletimos sobre questões típicas da adolescência e sobre o racismo, pelas óticas do personagem e dos alunos. Percebi que nada do que acontece na história é novidade para esses jovens. A grande lição é aprender a lidar com os desafios, sem desistir”, destaca Juliana.

Quem aprovou a iniciativa foi a jovem Letícia Vitória de França Vasconcelos, de 17 anos, que está animada para escrever a carta. “Essa experiência despertou mais a vontade e o prazer da leitura. Por ser em turma, podemos trocar ideias e criticar o livro juntos; e isso é muito legal! Estou entusiasmada e com muitas ideias porque vai ser a primeira vez que escrevo uma carta para uma pessoa que admiro e com a qual que me identifico”, revela.

No IOB, esses alunos participam de uma formação em Tecnologia de Informação com preparo para o mercado de trabalho. “Entendemos que a leitura é uma excelente ferramenta para desenvolver esses jovens e ampliar suas oportunidades”, ressalta a diretora do Instituto, Verônica Lopes de Jesus.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies