Comissão Especial de Inovação e Tecnologia pensa soluções para pessoas com deficiência na Câmara Municipal da Serra
Entre as formas de atuação previstas, está a captação de recursos e financiamentos para projetos, capacitação e treinamento de profissionais.
Pensando em soluções criativas, tecnológicas e que respondam às demandas das pessoas com deficiência foi criada e aprovada a Lei que instituiu a Comissão Especial de Inovação e Tecnologia para Pessoas com Deficiência, na Câmara Municipal da Serra.
O projeto foi pensado pela assessora do vereador Adriano Galinhão, Yngrid Pinto de Sousa, acolhido pelo parlamentar e pelo presidente da Câmara Saulinho da Academia. “A importância desta Comissão para essa população é significativa, pois ela pode ter um impacto direto e positivo na vida das pessoas com deficiência de várias maneiras”, explica a servidora.
Yngrid conta que elaborou a ideia da Comissão com base nas necessidades diárias do seu irmão, que é uma pessoa com deficiência.
“Pensei em como políticas públicas, utilizando inovação e tecnologia, podem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, comenta.
Assim, entre as formas de atuação previstas, está a captação de recursos e financiamentos para projetos; capacitação e treinamento voltados para profissionais das Apaes; acesso a recursos tecnológicos através de parcerias e colaborações, além do desenvolvimento de soluções adaptativas, como, por exemplo, aplicativos, dispositivos ou equipamentos personalizados.
Agora, com a aprovação da criação da Comissão, serão nomeadas as pessoas para ocuparem os seus respectivos cargos para atuarem na instância.