Dia de Doar acontece nesta terça-feira (29) em todo o país
A última edição movimentou mais de R$ 2 milhões em doações e neste ano mais de 60 campanhas estão confirmadas em cidades de todas as regiões do Brasil
Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, acontece a edição 2022 do Dia de Doar. A iniciativa que visa estimular doações, promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, vai acontecer em todo o país.
Embarcando em outras tradições do comércio, como a Black Friday e a Cyber Monday, o Dia de Doar é uma resposta solidária ao consumo estimulado nestas datas, trazendo a grande promoção das boas ações e a festa da generosidade.
Para chamar atenção para a data internacional, no Rio de Janeiro (RJ), em 29 de novembro, o Cristo Redentor será iluminado com a cor Laranja da campanha #DoaRio e despertar pessoas para a importância da doação. Bairros, cidades e Estados aderiram à data e realizam ações pelo Brasil, liderando mais de 60 campanhas comunitárias.
Estímulo a filantropia comunitária
Esse ano, o Dia de Doar incentivou a realização das campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade. Foi lançado um edital com um incentivo de R$ 500, para a criação de 40 campanhas comunitárias e coalizões, o que representa o dobro de ações apoiadas em 2021. Outra novidade foi o apoio inédito da Meta, com créditos de até 5 mil dólares para anúncios no Facebook e no Instagram. Foram selecionadas 10 coalizões para receber o recurso financeiro.
“Nós acreditamos que a mobilização comunitária é muito efetiva quando estamos falando de novos doadores. São pessoas que convivem diariamente com os problemas que as instituições sem fins lucrativos lutam para superar, e as ações do Dia de Doar trazem oportunidades para que cada um saiba como fazer parte dessa transformação, doando aquilo que puder. Todos são bem-vindos e nenhuma doação é pequena!”
– Carolina Farias, líder do Dia de Doar
Para saber mais sobre a campanha acesse: diadedoar.org.br.
Edição de 2021 movimentou mais de R$ 2 milhões em doações
Na edição de 2021, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 2 milhões em doações on-line e mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas por mensagens sobre doação nas redes sociais. Outro destaque de 2021 foi o aumento de 160% no número de campanhas comunitárias ativas no país. Algumas cidades participaram do movimento pela primeira vez, como Várzea Paulista (SP), Pelotas (RS) e Currais Novos (RN).
O movimento também promoveu o engajamento de empresas. O iFood possibilitou que usuários realizassem doações no momento de finalizar o pedido pelo aplicativo, para as ONGs parceiras da empresa, como a Ação da Cidadania, Gastromotiva, Orgânica Solidário, Gerando Falcões, CUFA, SOS Mata Atlântica e Todos pela Educação. Outras empresas que também aderiram ao Dia de Doar foram Gol, Privalia, Quitanda, Burger King Brasil, Petz, NK Store, Pão de Açúcar e Minuto, MDC Energia, Shoulder, Track&Field, Carello, Tricard, entre outros.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a apoio do Movimento Bem Maior e do Morro do Conselho Participações.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.