Instituição abriga pessoas com deficiência há mais de 50 anos em Viana

Os residentes, que têm entre 18 e 59 anos de idade, fazem atividades diárias com auxílio de psicóloga e assistente social.

O Lar Genoveva Machado (LGM) é uma residência inclusiva, dentro da Política Pública de Assistência Social, que atende pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos de idade em Viana. O trabalho de oferecimento de moradia e de acolhimento é realizado desde 1967, quando a instituição foi criada.

Alguns dos residentes estão no Lar há cinco anos, e outros há 50 anos. A maioria deles, segundo a assistente social da instituição Ranieli Simões Brandão, foram encaminhados pela antiga Fundação do Bem-Estar do Menor (Fesbem). “Os casos são de abandono familiar, ou pela própria deficiência ou pelo falecimento dos pais”, explica.

Inicialmente, o local – criado por Maria de Lourdes Capdevile, mãe do atual coordenador da instituição, José Carvalho – funcionava como um “lar escola”. O objetivo era atender essa população e promover a educação dessas pessoas.

Atualmente, os residentes possuem atividades diárias com psicóloga e assistente social, e também participam de uma oficina de culinária. Além disso, eles também têm acesso a aulas do ensino regular com a Educação de Jovens e Adultos Especial em Domicílio (EJA), realizado em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Viana.

“Nós acolhemos e garantimos uma melhor qualidade de vida a cada um dos residentes, resguardando as suas vidas”, destaca Ranieli sobre a importância do Lar Genoveva.

Com todas as vagas preenchidas, a instituição aceita doações de roupas, calçados, produtos de limpeza e de higiene pessoal. A retirada do material poderá ser realizada pelo Lar.

  • Serviço – Doações
    Telefones: (27)99823-3768 | (27)99753-5544
    E-mail: largenovevamachado@gmail.com | largmassistentesocial@hotmail.com
    Endereço: BR 262, Km 12, próximo ao Ifes Viana, há cerca de 100 metros da entrada do Bairro Universal
Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies