Livro ensina práticas inclusivas educativas para crianças autistas
A obra tem uma versão física, mas também está disponível gratuitamente e on-line para quem tiver interesse em acessá-la.
O livro “A Brincadeira da Criança com Autismo: Apontamentos para as Práticas Educativas e Inclusão” traz uma visão ampla de como adotar práticas inclusivas para este público. A obra tem uma versão física, mas também está disponível gratuitamente e on-line para quem quiser ter acesso à ela.
Os oito capítulos do livro são resultado de pesquisas realizadas com os beneficiários do projeto “Práticas Corporais de Atenção e Cuidado em Saúde para Pessoas com Deficiência e seus Familiares” e trazem a visão das crianças com autismo, suas expressões corporais nas brincadeiras, orientações pedagógicas para pais e educadores, além de atividades lúdicas para serem aplicadas.
“A inclusão e a acessibilidade são temas muito caros para a Ufes, tanto em nível institucional quanto acadêmico, e o livro, organizado pelo professor José Francisco Chicon, é um exemplo desse compromisso. É importante também salientar que, quando essa pauta da inclusão alcança a sociedade, damos um passo maior em direção a uma sociedade mais justa e provedora de oportunidades”, afirma o reitor da Ufes, Paulo Vargas.
A elaboração do material foi feita por professores do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes): José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá e Gabriela de Vilhena Muraca, a partir de uma parceria entre a instituição e a ArcelorMittal.
Clique aqui e acesse o livro.