Outubro Rosa reforça a importância dos cuidados para prevenção do câncer
Neste ano, a camisa Afecc - Outubro Rosa estampa uma criação da artista Raissa Saidler e pode ser adquirida por R$ 25,00 nas lojas oficiais da campanha
Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelou que no Brasil, surgirão 66.280 novos casos de câncer de mama, para cada ano do triênio 2020-2022. Esse número corresponde a um risco estimado de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres. Essa alta taxa reforça a importância da detecção precoce da doença. Por esse motivo, todos os anos, o movimento Outubro Rosa ganha destaque para conscientizar as mulheres sobre a necessidade da prevenção.
Em 2019, somente o Hospital Santa Rita atendeu a 727 novos casos de câncer de mama, 402 de colo de útero, e 572 novos casos de próstata. Número maior que em 2018 quando foram registrados 632 casos novos de câncer de mama, 340 de colo de útero, e 493 novos casos de câncer de próstata.
Para a campanha deste ano, a Afecc-Hospital Santa Rita, coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo, preparou um movimento com a maioria de suas ações virtuais. As orientações para que as mulheres fiquem atentas e marquem seus exames preventivos, bem como para que os homens façam o mesmo serão, em sua grande maioria, realizadas em plataformas virtuais.
A presidente da Afecc-Hospital Santa Rita e coordenadora do Outubro Rosa no Espírito Santo, Marilucia Dalla, acrescenta que as atividades em que a presença física for preciso “obedecerão aos critérios de distanciamento social, uso de máscaras protetoras e demais cuidados necessários para dar segurança a todos”. Por isso, o slogan do movimento deste ano no Espírito Santo é “A vida mudou. A forma de cuidar dela não”.
Entre as atividades virtuais estão palestras de orientação com médicos, psicólogos e assistentes sociais. Nos anos anteriores os palestrantes iam até as empresas e comunidades. Neste ano, esses encontros serão realizados em plataforma online.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para incentivar o alerta contra o câncer de mama. Com o tempo, instituições e governos em todo o mundo aderiram à essa iniciativa em favor do diagnóstico precoce.
No Espírito Santo, inúmeras ações de educação e de orientação para a detecção precoce do câncer de mama começaram a ser realizadas pela Afecc-HSRC em parceria com o poder público e a iniciativa privada. Entre as ações para chamar a atenção da população, está o uso da camisa da Afecc para o Outubro Rosa.
Durante todo o mês de outubro, a cidade fica com seus monumentos históricos, pontos turísticos, prédios públicos e privados iluminados na cor rosa. Em 2010, a Afecc-Hospital Santa Rita de Cássia trouxe o Outubro Rosa para o Espírito Santo e, desde então, é a coordenadora oficial do movimento em terras capixabas.
Camisa Afecc
A Camisa da Afecc – Outubro Rosa 2020 foi oficialmente lançada no dia 21 de setembro, durante a inauguração da Loja Outubro Rosa, no Shopping Vitória, localizada ao lado da Le Postiche, próximo da Camicado. Ela traz no peito uma criação da artista Raissa Saidler, que também elaborou a arte que decora o interior da loja.
Para adquirir a camisa, basta doar R$ 25,00. Toda a arrecadação será destinada ao tratamento de câncer dos pacientes do SUS no Hospital Santa Rita. A artista trabalhou voluntariamente para a causa, assim com a decoradora Zildinha Helal, que fez a ambientação da loja.
Além da loja no Shopping Vitória, as camisas também podem ser adquiridas em dois outros pontos oficiais: loja das Óticas Paris, localizada no Shopping Vila Velha e na Harley-Davidson, localizada na Enseada do Suá, Vitória.