Pesquisa aponta que 84% dos brasileiros fizeram doações em 2022
Dados anteriores da Pesquisa Doação Brasil mostram que, há dois anos atrás, 66% da população brasileira fazia algum tipo de doação.
A 3ª edição da Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em 2022, mostrou que 84% dos brasileiros acima de 18 anos e com rendimento familiar superior a um salário-mínimo fizeram ao menos um tipo de doação, seja de dinheiro, bens ou tempo, na forma de voluntariado.
Dois anos antes, essa média era de 66%. A doação diretamente para organizações não governamentais (ONGs) e projetos socioambientais foi praticada por 36% dos respondentes, mantendo-se estável.
Um outro dado é o impacto da pandemia no comportamento dos doadores – 38% dos deles dizem que a experiência os levou a doar mais.
“O Brasil é um país com muitas desigualdades e a prática da doação é um aspecto fundamental da nossa sociedade. Na Pesquisa Doação Brasil, nos dedicamos a compreender quem são os doadores, quais suas motivações, qual a percepção que tem sobre as ONGs e quais as barreiras apresentadas por não doadores”, explicou a CEO do IDIS,Paula Fabiani.
Clique aqui e confira os resultados da pesquisa.