O artigo desta quinzena é uma dica para as instituições sem fins lucrativos que desejam aumentar a visibilidade do seu trabalho na sociedade.
Em muitas organizações, a verba para publicidade e propaganda é limitada e, muitas vezes, ela nem existe. Sendo assim, atualmente, a divulgação destas instituições se limita à rede social. Mas há outras ferramentas e plataformas disponíveis com bons recursos que a maioria desconhece.
Quando queremos pesquisar algo, logo pensamos no Google, e não é à toa. De acordo com a SemRush, em 2021, o Google já era responsável por 92,58% das buscas no Brasil. O nosso país é o segundo que mais faz buscas na ferramenta, ficando somente atrás da Índia.
Vendo os dados, fica claro que é uma boa ideia manter uma presença constante na maior plataforma de buscas do mundo.
Mas, mesmo assim, muitas instituições ainda não conhecem os recursos do Google e não sabem que ele tem um programa exclusivo para organização sem fins lucrativos que pode potencializar a sua mensagem junto à sociedade, doadores e simpatizantes.
O Google Ad Grants oferece às organizações qualificadas no programa até US$ 10.000 por mês, o que corresponde a, aproximadamente, 50.000 reais, para a criação de anúncios de exibição na Pesquisa Google. Este recurso ajuda instituições a aparecerem nas buscas relacionadas à sua atuação, aumentando a visibilidade de sua causa.
Segundo o Google, instituições de todos os tamanhos podem se qualificar para terem acesso ao recurso, desde que preencha os seguintes requisitos: ter um site de alta qualidade que atenda às políticas da própria plataforma e que atenda às políticas do programa.
Como em todo processo de inscrição em edital ou de qualificação para programas de benefícios, neste caso, a instituição também deverá passar por um processo de adequação para começar a usar o Ad Grants. Mas, isso não é nenhum bicho de sete cabeças. Principalmente porque o próprio Google disponibiliza um passo a passo para os interessados.
Há um mundo de possibilidades em ferramentas disponíveis no mundo digital que podem contribuir positivamente com o trabalho das entidades. Por isso,os seus gestores devem estar atentos, buscando informação e aperfeiçoamento para que possam usufruir desses recursos.
As instituições sem fins lucrativos podem e devem ser modernas, digitais e altamente beneficiadas por toda a tecnologia disponível, e, assim, potencializar o seu trabalho.
Para saber mais sobre o Ad Grants, clique aqui. Nesta página, você encontrará todas as informações, perguntas e respostas, histórias de sucesso de quem já aderiu à ferramenta, e poderá entrar em contato com a equipe Google.