Instituto Cultural Vale leva artistas capixabas para a ArtRio

Durante a ArtRio, o público terá a oportunidade de apreciar obras de artistas convidados para a exposição "Transitar o Tempo"

O Instituto Cultural Vale assume, pelo terceiro ano consecutivo, a posição de patrocinador master da ArtRio, uma das maiores feiras de arte da América Latina, que começou no 25 e termina neste domingo (29), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Este ano, o instituto leva ao evento uma seleção de artistas capixabas, que prometem ser um dos destaques da feira. Durante a ArtRio, o público terá a oportunidade de apreciar obras de artistas convidados para a exposição “Transitar o Tempo”, que será inaugurada em novembro.

Esta mostra irá explorar as gerações, acervos e novas produções da arte contemporânea do Espírito Santo, promovendo diálogos entre trajetórias e manifestações artísticas. Entre os participantes estão os artistas visuais Márvila Araújo e Nicolas Soares, que, sob a curadoria de Soares e com a colaboração de Clara Pignaton, abordarão temas como ancestralidade e cultura afro-diaspórica.

A diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, e o curador Nicolas Soares também estarão presentes no evento, onde Soares exporá suas obras. Além disso, os artistas capixabas participarão de uma conversa no “Palco Instituto Cultural Vale”, no dia 27 de setembro, às 15h, com o tema “Práticas artísticas decoloniais”.

O Instituto Cultural Vale também se uniu à ArtRio para a apresentação do Prêmio FOCO, que visa descobrir, incentivar e promover artistas visuais contemporâneos com até 15 anos de carreira.

“O Prêmio FOCO reconhece e incentiva artistas de diferentes regiões, mostrando a diversidade cultural do Brasil. As residências artísticas e as conexões proporcionadas pelo prêmio ampliam as oportunidades para o desenvolvimento de talentos e visibilidade no meio artístico”, ressaltou Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto.

Sobre “Transitar o Tempo” e os Artistas em Destaque

Nicolas Soares, curador da exposição, é artista formado pela Escola de Belas Artes da UFBA e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UFES. Com mais de 15 anos de experiência, ele pesquisa a representação do íntimo na fotografia contemporânea, abordando questões de subjetividade e identidade. Atualmente, é diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), onde implementa projetos e curadorias.

Márvila Araújo, artista natural de Ilhéus-BA e residente em Vitória-ES, é mãe solo e graduada em Fotografia. Seu trabalho, que une elementos naturais aos arquétipos dos Orixás, busca promover um reencontro ancestral e a conexão com a natureza. Márvila tem expandido seu alcance internacionalmente, participando de projetos na França, Suíça e Bélgica, além de exposições em eventos como o 3º Fórum Permanente Afrodescendente da ONU.

O programa “Conversas ArtRio”, que ocorrerá no Palco Instituto Cultural Vale, contará com a presença de curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte, abordando temas contemporâneos relacionados ao universo da arte.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies