Inclusão: Carrefour contrata mais de 53 mil beneficiários do Bolsa Família
Lançada em março de 2023, essa parceria do Carrefour com o MDS é a primeira no Brasil e tem o objetivo de reduzir as desigualdades sociais
O Grupo Carrefour Brasil celebra um marco significativo em sua história: a contratação de 53 mil beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) e do Bolsa Família. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), lançada em março de 2023, em Teresina (PI).
O programa tinha como meta inicial a contratação de 6 mil pessoas em um ano, mas os resultados superaram as expectativas, alcançando números nove vezes maiores. Até maio de 2024, o grupo já havia contratado 21 mil beneficiários do Bolsa Família.
Desde então, mais 32 mil pessoas foram incluídas no mercado formal de trabalho, abrangendo todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal. Um dado de destaque é a participação feminina: 62% das contratações foram de mulheres. Os novos colaboradores passaram a atuar em diversas bandeiras da companhia, como Atacadão, Sam’s Club e Carrefour Varejo.
“Temos orgulho de alcançar esse resultado em parceria com o Ministério. Faz parte de nossa responsabilidade social como um dos maiores empregadores do Brasil. É uma oportunidade de entrar no mercado formal de trabalho, possibilitando renda e crescimento profissional. Poder proporcionar isso é muito significativo pra nós”, destacou Stéphane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, que emprega atualmente cerca de 130 mil pessoas.
Redução de desigualdades e inclusão social
Esta parceria com o MDS é a primeira de seu tipo no Brasil. O principal objetivo e compromisso do grupo é a redução das desigualdades sociais.
O programa se posiciona como uma porta de entrada ao mercado formal de trabalho e como uma plataforma para o desenvolvimento de carreiras. Alinhada aos pilares estratégicos da companhia, a iniciativa promove a inclusão socioeconômica, valoriza a diversidade e expande as oportunidades para brasileiros em situação de vulnerabilidade.
O projeto foi oficializado por meio da assinatura de um termo de cooperação em um evento realizado em Teresina (PI) e contou com celebrações subsequentes em cidades como Belém (PA), Palmas (TO), Manaus (AM) e Campo Grande (MS). Conduzida pelo MDS, a iniciativa visa ampliar as oportunidades para beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico, conectando-os a empregos formais e ao potencial de crescimento profissional.
Ao longo do processo, o Grupo Carrefour Brasil tem se consolidado como um exemplo de responsabilidade social no setor privado, promovendo uma mudança positiva na sociedade e incentivando outras empresas a seguirem o mesmo caminho.