Curso pré-vestibular para estudantes periféricos no ES abre inscrições
No total, foram disponibilizadas 30 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro. Saiba mais
O Aprova Marista Solidário abriu, nesta quinta-feira (25), as inscrições para a o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e demais vestibulares. O projeto é oferecido pela Província Marista Brasil Centro-Norte nas cidades de Vila Velha, na Grande Terra Vermelha, e na Tijuca (RJ), em parceria com as paróquias locais.
No total, no Espírito Santo, foram disponibilizadas 30 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro, neste link.
Em entrevista ao Um Social, a coordenadora pedagógica do projeto, Rafiza Camargo, contou que o projeto nasceu da necessidade de ver a juventude periférica ocupando espaços nas universidade públicas e privadas, através das bolsas.
“Nosso principal objetivo é contribuir, gratuitamente, com o projeto de vida dos jovens em vulnerabilidade social que desejam cursar uma universidade pública ou privada com bolsa, mas não conseguiriam arcar com um curso preparatório particular”, explicou a pedagoga.
De acordo com ela, a equipe docente é formada por 13 professores, três pedagogos e uma assistente social, todos de forma voluntária.
“O formato da parceria é simples: a paróquia cede a estrutura do centro pastoral para a realização do curso e é responsável por emitir nosso termo de voluntariado. Enquanto o Marista provê o auxílio pedagógico, materiais de uso e apoio em todas as vertentes do projeto”, afirmou Rafiza.
A grade curricular é baseada nos mesmos componentes que dividem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem, como ciências humanas, da natureza etc. Além de realizarem aulões interdisciplinares, simulados e estudo dos temas de redação. Também é oferecido um acompanhamento individual para os alunos com os professores.
Para participar, o estudante precisa ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3° ano e ser, preferencialmente, morador da região 5 de Vila Velha, composta pelos bairros: Barra do Jucu, Praia dos Recifes, Morada do Sol, Interlagos, Ponta da Fruta, Nova Ponta da Fruta, Santa Paula I, Santa Paula II, Riviera da Barra, Cidade da Barra, São Conrado, Vinte e Três de Maio e Ulisses Guimarães, Terra Vermelha, Normília da Cunha, Jabaeté, João Goulart, Barramares e Morada da Barra, Balneário Ponta da Fruta e Morro da Lagoa.
“Ao longo dos sete anos de atuação no território, o projeto auxiliou dezenas de estudantes na conquista de vagas na Ufes e nas universidades privadas, com bolsa de 100%. Portanto, acompanhar todo esse desempenho e fazer parte da execução do projeto de vida desses alunos é um privilégio. No entanto, nada seria possível sem a participação voluntária da nossa equipe. Esperamos continuar sendo instrumentos da mudança de realidade dos nossos jovens e adultos periféricos”, finalizou Rafiza Camargo.