Instituto do Norte do ES recebe computadores e recurso financeiro de empresa
Atualmente, o Instituto Cultural Tambor de Raiz 47 crianças e adolescentes de comunidades quilombolas e bairros periféricos
O Instituto Cultural Tambor de Raiz, que fica em Conceição da Barra, no Norte capixaba, foi contemplado com a doação de 10 computadores e um repasse financeiro, por meio da Lei Rouanet, pela empresa Suzano. O valor, no entanto, não foi divulgado.
O instituto atende, atualmente, 47 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 12 anos, de comunidades quilombolas e bairros periféricos da cidade. Na instituição, funciona, há dois anos, uma escola de arte, com aulas às segundas, terças e quartas, no contraturno escolar.
Os alunos dispõem de cursos de música, teatro, dança, capoeira e jongo, despertando o interesse pela cultura e o reconhecimento de suas ancestralidades.
Além das aulas, os estudantes contam com alimentação cedida pela escola, a partir de orientação nutricional. “Atendemos hoje crianças em vulnerabilidade social das comunidades Linharinho, Quilombo Urbano de Santana, do bairro Santo Amaro e da Casa da Acolhida de Conceição da Barra”, ressalta o presidente do Instituto, Benedicto Camillo Guimarães Filho.
De acordo com ele, a aquisição dos computadores vai auxiliar nas atividades de funcionários e alunos. “Essa doação supre o déficit de máquinas que tínhamos para atender a parte burocrática do instituto e também às nossas crianças. A maioria dos alunos não tem computador em casa, por isso a importância de possibilitar o acesso fácil à internet dentro do instituto. O apoio financeiro via Lei Rouanet também permite que a gente caminhe com mais tranquilidade”, afirma Benedicto.
O instituto funciona nas dependências da Academia de Letras e Artes de Conceição da Barra (ABLA), e o imóvel está aos poucos melhorando a sua estrutura para atender aos alunos. Na última quinta-feira (1º) uma equipe da Suzano visitou o local para conhecer as dependências e as atividades desenvolvidas pelo instituto.
O analista de Relações Corporativas da Suzano, Julio Augusto de Souza Soares, afirmou que o trabalho do instituto de extrema importância para o município e para o Estado.
“O Tambor de Raiz exerce um papel fundamental e a Suzano entende que é seu papel contribuir com instituições como essa, que lutam por um mundo mais justo. Sabemos que sozinhos não conseguiremos transformar a realidade desses jovens, por isso atuamos em parceria com organizações da sociedade civil”, afirma Julio.
Também integraram a equipe da Suzano na visita: Rafaela Satiro Cavalcanti e Claudyo Peralta (Relacionamento Social) e Evandro Boltazar (Comunicação e Marca).