Edu Lyra e Roberto Ravagnani participam de evento sobre o Terceiro Setor no ES

ConectorES tem o objetivo de promover conexões para estimular ações voltadas para o empreendedorismo social

Aconteceu, nesta quarta-feira (28), o ConectorES – Encontro de Transformadores Sociais, realizado pelo Instituto Americo Buaiz (IAB) e pelo Instituto Jutta Batista da Silva, com apoio do Shopping Vitória, Rede Vitória, Buaiz Alimentos e Um Social. O evento ocorreu em uma das salas do Cinemark do Shopping Vitória.

O principal objetivo era conectar pessoas, instituições e empresas ao conhecimento e às informações relevantes sobre o cenário atual do Terceiro Setor. Segundo um dos principais palestrantes, o empreendedor social Roberto Ravagnani, isso é essencial nesse meio.

“A gente tem que somar. Por isso que eu amei esse evento, por isso achei esse nome (Conectores) muito forte. O terceiro setor é feito de conexões com o outro, que conecto com o outro e a gente vai fazendo as coisas juntos. As organizações precisam parar de olhar apenas para si mesmas e começar a olhar um pouco mais para fora”, afirmou Ravagnani.

Roberto Ravagnani, que também é administrador e jornalista com formação em ODS (Espanha) e Voluntariado (Portugal), falou sobre o tema “A inspiração é o melhor caminho para a realização e a automotivação”. De acordo com ele, eventos como o Conectores têm que ser constantes.

“Eu acho fantástico esse evento e, de verdade, o meu grande sonho é que esses eventos não parem. Que não seja só uma pílula e está tudo certo. Não, ele tem que acontecer com rotina, espalhado, nas cidades pequenas, porque a vida acontece nesses lugares. São mais de seis mil municípios no Brasil e nós temos que levar essa informação também para lá. Por isso eu faço votos que este possa se espalhar nas regiões do Estado e, quem sabe até para outros estados”, finalizou o jornalista.

Outro palestrante reconhecido internacionalmente foi o fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, Edu Lyra. Ao Um Social, ele explicou que o Terceiro Setor é uma peça muito importante para o desenvolvimento do País por diversos fatores.

“A quantidade de emprego que gera, pela representação na cadeia econômica e pela força de criar tecnologias sociais para resolver dramas sob o ponto de vista da saúde, da segurança pública, sob ponto de vista da inclusão social, do crédito, da renda. Então, acelerar processos para profissionalizar o setor é fundamental”, afirmou Lyra.

Especializados em voluntariado, o Instituto Jutta Batista da Silva, representado pela diretora presidente, Marlene Piazzarolo Zandonadi, ressaltou a importância do evento para destacar o Terceiro Setor.

“Eu acho que as oportunidades de estar aqui com esses palestrantes é um prêmio para o Instituto. Eu acho que o Estado nunca houve essa oportunidade de estar aqui na Grande Vitória, com um público tão diversificado quanto é o nosso e mais os outros dos outros parceiros. O Jutta tem mais de 40 anos e o nosso foco principal é o voluntariado. Por isso, nos preocupamos tanto de destacar formas de se doar e de trazer essa conexão”, explicou Piazzarolo.

Segundo a gerente executiva do IAB, Paula Martins, o ConectorES foi criado para construir este network, parcerias e em promover o Terceiro Setor. A ideia é mostrar para a sociedade a força deste meio.

“Idealizamos um evento de conteúdo, e nesta primeira edição queremos inspirar os participantes, fazer com que as pessoas que participaram do evento saíssem de lá verdadeiramente interessadas em fazer a diferença. Queremos que elas saibam a força que o Terceiro Setor tem, e que conheçam mais sobre empreendedorismo social”, afirmou Martins.

Saiba mais

Instituto Americo Buaiz – IAB

Criado em 2017, o Instituto Americo Buaiz – IAB tem a missão de apoiar o desenvolvimento social do Espírito Santo. Através da comunicação, o IAB divulga instituições e promove projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Instituto Jutta Batista da Silva

Promover a cidadania e a transformação social. Este é o propósito do Instituto Jutta Batista da Silva, que atua auxiliando na melhoria social das comunidades através de projetos sociais e fomento ao voluntariado. O instituto oferece oficinas culturais de qualidade e ações com foco na qualificação profissional e desenvolvimento social, através de cursos com foco no empreendedorismo e geração de renda para jovens e adultos.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies