ES busca OSC para administrar Parque Cultural Casa do Governador

Processo será por meio de edital de chamamento público com inscrições abertas desde a última quinta-feira (25) até o dia 26 de fevereiro

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está em busca de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para firmar uma parceria na gestão administrativa do Parque Cultural Casa do Governador, que fica na Praia da Costa, em Vila Velha.

A seleção será feita por meio de um edital de chamamento público, com inscrições abertas desde a última quinta-feira (25) até o dia 26 de fevereiro, de forma exclusivamente online. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Secult.

O público alvo são as OSCs com finalidade educativa e cultural, foco em museologia, artes virtuais e inovação. Também é necessária a comprovação da qualificação nessas áreas.

Segundo a Secult, também é necessário que as entidades interessadas cadastrem-se na plataforma Mapa Cultural ES. Após as inscrições, serão avaliadas propostas criativas voltadas à promoção de arte e cultura, que incluam ações educativas em áreas como história, tecnologia e meio ambiente.

Ao todo, serão investidos R$ 4.734.608,37, do orçamento da Secult, com repasse dos recursos por meio de Termo de Colaboração entre as duas instituições. O objetivo é executar um programa de formação, capacitação e de difusão técnica e criativa, com realização de cursos, oficinas, encontros, performances, ações educativas, convivências, entre outras atividades.

Após a seleção e gestão em parceria com a OSC, o parque funcionará aberto ao público de terça-feira a domingo, sempre das 8h às 17h.

“Esse modelo de gestão vai proporcionar mais dinamismo e a realização de ainda mais ações no parque. Além disso, agrega a experiência da OSC, trazendo novos projetos e abordagens inovadoras, sempre visando à promoção da diversidade e ao acesso à cultura, envolvendo a população e incentivando a integração do parque na vida cultural da cidade Vila Velha e do Espírito Santo”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha.

Parque Cultural Casa do Governador

O Parque Cultural Casa do Governador foi inaugurado em maio de 2022, na Casa do Governador, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local. O espaço acabou se tornando a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ao todo, o parque ocupa uma área de 93 mil metros quadrados e é aberto à visitação gratuita. A proposta do local, segundo a Secult, é promover um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies