ES lança programa de capacitação para jovens com mais de mil vagas

O governo do ES lançou um programa de capacitação profissional e empregabilidade para jovens capixabas, de 16 a 19 anos: o EmpregaJUV

O governo do Espírito Santo lançou, nesta segunda-feira (10), um programa de capacitação profissional e empregabilidade para jovens capixabas, de 16 a 19 anos: o EmpregaJUV.

A iniciativa, que vai disponibilizar 1.120 vagas para cursos de qualificação profissional, é voltada para os que frequentam os Centros de Referência das Juventudes (CRJs) ou que residam nas áreas de abrangência do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Para se inscrever, o jovem deve procurar o CRJ mais próximo de sua região, onde receberá informações e encaminhamentos necessários para participar do programa. Durante o curso de qualificação profissional, os participantes terão acesso a benefícios, como uniforme e passagem para deslocamento ao local do curso.

Além disso, contarão com o suporte e assistência oferecidos pelo Sesc, contribuindo para uma experiência completa e enriquecedora ao longo do período de capacitação. Ao término do curso, os participantes serão certificados pelo Senac, o que pode agregar valor ao currículo e ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

O programa EmpregaJUV destaca-se como uma importante iniciativa para a formação e qualificação profissional dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento pessoal das juventudes e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para os desafios do mercado de trabalho.

O objetivo é oferecer ferramentas e incentivos para que os jovens possam adquirir experiência, qualificação e, consequentemente, aumentar suas chances de empregabilidade.

Essa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância da iniciativa. “Esse programa vai ampliar as possibilidades de capacitação das juventudes do nosso Estado e fortalecerá ainda mais o nosso trabalho de possibilitar o acesso ao conhecimento e colaborar na formação e integração das juventudes na sociedade”, frisou.

Estado Presente

No Espírito Santo, são 14 os Centros de Referência das Juventudes (CRJs), localizados em 10 municípios – Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Guarapari, Aracruz, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

O “Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã” é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência.

O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Mais informações em www.juventudes.es.gov.br

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies