ES lança Observatório de Direitos Humanos para monitorar garantia de direitos
O observatório vai centralizar dados sobre o tema no ES, apoiando o planejamento e avaliação de políticas que garantam esses direitos
A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) apresentou, na última segunda-feira (9), o Observatório de Direitos Humanos. O objetivo da plataforma é centralizar informações e dados sobre Direitos Humanos no Estado, apoiando o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à promoção, proteção e defesa desses direitos.
O lançamento aconteceu durante a abertura da 1ª Mostra de Direitos Humanos, evento que segue até sexta-feira (13), no HUBES+, no Centro de Vitória. A iniciativa é conduzida pela SEDH em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Universidade Vila Velha (UVV).
A plataforma digital do Observatório vai concentrar indicadores e índices relacionados a temas prioritários da política de Direitos Humanos.
Entre os públicos abrangidos estão crianças e adolescentes; pessoas idosas; pessoas com deficiência; a população LGBTQIA+; pessoas em situação de rua; refugiados, migrantes e apátridas; entre outros grupos em situações de vulnerabilidade. O sistema será atualizado continuamente para refletir a realidade dos diferentes segmentos da sociedade capixaba.
“Nossa meta é disponibilizar para acesso público informações que possam servir como parâmetros para análises e definições de políticas públicas relacionadas aos Direitos Humanos. Para isso, contamos com nosso Instituto Jones dos Santos Neves e a Universidade Vila Velha”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A previsão é de que o Observatório de Direitos Humanos esteja acessível ao público no primeiro trimestre de 2025, fortalecendo a transparência e a efetividade das iniciativas governamentais no setor.