ES lança Observatório de Direitos Humanos para monitorar garantia de direitos

O observatório vai centralizar dados sobre o tema no ES, apoiando o planejamento e avaliação de políticas que garantam esses direitos

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) apresentou, na última segunda-feira (9), o Observatório de Direitos Humanos. O objetivo da plataforma é centralizar informações e dados sobre Direitos Humanos no Estado, apoiando o planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas à promoção, proteção e defesa desses direitos.

O lançamento aconteceu durante a abertura da 1ª Mostra de Direitos Humanos, evento que segue até sexta-feira (13), no HUBES+, no Centro de Vitória. A iniciativa é conduzida pela SEDH em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a Universidade Vila Velha (UVV).

A plataforma digital do Observatório vai concentrar indicadores e índices relacionados a temas prioritários da política de Direitos Humanos.

Entre os públicos abrangidos estão crianças e adolescentes; pessoas idosas; pessoas com deficiência; a população LGBTQIA+; pessoas em situação de rua; refugiados, migrantes e apátridas; entre outros grupos em situações de vulnerabilidade. O sistema será atualizado continuamente para refletir a realidade dos diferentes segmentos da sociedade capixaba.

“Nossa meta é disponibilizar para acesso público informações que possam servir como parâmetros para análises e definições de políticas públicas relacionadas aos Direitos Humanos. Para isso, contamos com nosso Instituto Jones dos Santos Neves e a Universidade Vila Velha”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

A previsão é de que o Observatório de Direitos Humanos esteja acessível ao público no primeiro trimestre de 2025, fortalecendo a transparência e a efetividade das iniciativas governamentais no setor.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies