Vila Velha recebe exposição da Escola de Fotógrafos Cegos a partir desta quarta

A mostra, que conta com 80 imagens de 12 fotógrafos cegos do coletivo capixaba, ficará em exibição até 26 de dezembro

A nova exposição da Escola de Fotógrafos Cegos, intitulada “Aqui Eu Habitei”, será inaugurada nesta quarta-feira (23), no Parque da Prainha, em Vila Velha. A mostra, que conta com 80 imagens de 12 fotógrafos cegos do coletivo capixaba, ficará em exibição até 26 de dezembro em cinco locais diferentes da cidade.

A abertura ocorrerá às 19h30 e contará com a presença dos fotógrafos, professores e mediadores que auxiliarão nas visitas guiadas ao longo do evento, que se estenderá por dois meses. As fotografias estarão dispostas em placas retroiluminadas, com exposições no Centro, em Coqueiral de Itaparica, Aribiri, Cobilândia e Barra do Jucu.

Fundada em agosto de 2022, a Escola de Fotógrafos Cegos já produziu mais de 30 mil imagens durante suas oficinas. A primeira exposição, “Quando Fecho Os Olhos Vejo Mais Perto”, foi realizada em maio de 2023 e reuniu 32 fotografias, que também foram apresentadas em outras cidades capixabas.

Para a nova exposição, a artista Rejane Arruda liderou a curadoria, com foco em consolidar as identidades autorais de cada fotógrafo. Arruda enfatiza a importância desse trabalho para o reconhecimento dos fotógrafos cegos como autores de suas narrativas visuais. “Este segundo trabalho é um passo fundamental para construir a identidade do fotógrafo cego”, afirmou.

O projeto “Escola de Fotógrafos Cegos, Novos Olhares: Territórios” é desenvolvido pela Associação Sociedade Cultura e Arte (SOCA Brasil), com apoio da ES Gás e da Perfil Alumínio do Brasil, além de outras instituições. A acessibilidade é uma prioridade da exposição, que oferece audiodescrições por QR codes, atendimento em Libras e recursos adaptados no local da abertura.

A Escola de Fotógrafos Cegos busca não apenas promover a inclusão, mas também expandir a percepção sobre o olhar dos fotógrafos cegos. “Falar sobre fotógrafos cegos pode parecer inacreditável, mas as obras são lindas e repletas de uma imprevisibilidade que todos precisam conhecer”, destacou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.

SERVIÇO

Escola de Fotógrafos Cegos – Novos Olhares: Territórios

Exposição “Aqui Eu Habitei”

Quando: 23 de outubro a 26 de dezembro

Onde: cinco pontos na cidade de Vila Velha

EVENTO DE INAUGURAÇÃO

  • Quarta-feira, 23 de outubro, às 19h30
  • Parque da Prainha, Vila Velha (ES)

LOCAIS DE EXPOSIÇÃO

  • Parque da Prainha – Prainha, Centro
  • Praça de Coqueiral de Itaparica – Avenida Santa Leopoldina, 1110 – Coqueiral de Itaparica
  • Praça José Vereza – Avenida Jerônimo Monteiro, Aribiri
  • Praça do Cibien – Praça Vereador Sebastião Cibien, Cobilândia
  • Praça da Barra do Jucu – Barra do Jucu

OFICINAS DE FOTOGRAFIA ACOMPANHADAS DE VISITAS GUIADAS

  • 28 a 31 de outubro; de 11 a 14 de novembro; de 18 a 21 de novembro
  • das 19h às 21h
  • Número de vagas por oficina ou visita: 40 pessoas
  • Inscrições por mensagem no WhatsApp: (27) 99609-8181

Os 12 Fotógrafos Cegos

Jarlison Gardiman, Manoel Peçanha, Sayonara Reis, Antonio Fadini, Jonatas Sobral, Elias Barcellos, Kellezy Barbosa, Geovana Santos, Maria Trancoso, Alice Dordenoni, Eusilane Lopes e Cinthya de Oliveira.

Redes Sociais:

Escola de Fotógrafos Cegos (Instagram): https://www.instagram.com/escoladefotografoscegos/
SOCA Brasil (Instagram): https://www.instagram.com/socabrasil/

Site: https://www.escoladefotografoscegos.org/

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies