Governo encerra doações para vítimas das chuvas no Sul do Estado
Ao todo, 84 mil doações foram e ainda estão sendo distribuídas para a população de acordo com a demanda das prefeituras
Vinte e dois dias depois das fortes chuvas que prejudicaram moradores de 13 municípios do sul do Espírito Santo, o Programa ES Solidário encerrou o recebimento de doações, nesta segunda-feira (15).
Ao todo, famílias, instituições e empresas doaram 35 mil itens e o programa ainda adquiriu, por meio do Fundo da Defesa Civil e doações em dinheiro, mais 38 mil itens, totalizando 84 mil doações que foram e ainda estão sendo distribuídas de acordo com a demanda das prefeituras.
“Agradecemos muito o apoio da sociedade capixaba, das famílias, das instituições e empresas que se mobilizaram e colaboraram para que de forma rápida conseguíssemos realizar o atendimento de urgência da situação”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Coordenadora do programa, Borgo enfatizou ainda a importância da colaboração dos órgãos do Governo e das prefeituras municipais de várias cidades do Estado que emprestaram caminhões, máquinas e dos vários voluntários que colaboraram com a população, principalmente de Mimoso do Sul, na limpeza da cidade.
“Foi uma grande corrente de colaboração e hoje, felizmente, temos estoque dos principais itens e produtos, como eletrodomésticos e móveis para distribuir e colaborar para que as pessoas consigam retornar a sua rotina”, ressaltou.
O Programa ES Solidário é do Governo do Estado e atua em situações de urgência e emergência. Coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), o programa atua na aquisição, recebimento e distribuição de donativos, atividade que pode ser acompanhada por meio da página: https://www.es.gov.br/es-solidario-chuvas.