Editora promove oficinas literárias gratuitas em cidade no ES
A iniciativa busca estimular a produção textual e a participação de jovens e escritores locais na criação literária
O projeto “Poetas do Rio Doce”, da Editora Cousa, vai realizar duas oficinas literárias na próxima terça-feira (29), no Centro de Referência das Juventudes de Colatina. A iniciativa busca estimular a produção textual e a participação de jovens e escritores locais na criação literária. Não é necessário fazer inscrição, é só comparecer aos locais dos cursos.
As oficinas acontecem em dois turnos: às 10h, será realizada a Oficina de Escrita Poética, com a escritora Lívia Corbellari, e, às 14h, acontece a Oficina de Escrita em Prosa, ministrada por Saulo Ribeiro. Ambas terão duração de 1h30 e são abertas aos jovens atendidos pelo Centro de Juventudes, que fica na Avenida Padre Acácio Valentim Moraes, nº 1500, no bairro João Meneguelli.
Além das oficinas, o projeto também lançou uma chamada pública para que escritores de Colatina enviem textos originais. O material selecionado será publicado na antologia “Poetas do Rio Doce”, prevista para março de 2025, reunindo até 60 autores do município. O lançamento contará com um sarau, reunindo escritores e artistas locais, fortalecendo a cena literária capixaba.
“O objetivo é valorizar as vivências dos participantes e promover a autoestima por meio da literatura, conectando moradores e jovens com a criação artística”, destaca Saulo Ribeiro, um dos oficineiros.
Parcerias e histórico de ações culturais
O projeto “Poetas do Rio Doce” é uma iniciativa da Editora Cousa, com financiamento da Fundação Renova e apoio da Prefeitura de Colatina. A Cousa, que atua na cidade desde 2017, tem se destacado em ações culturais no Espírito Santo, participando de eventos como a Festa Literária de Itapina (Flidi) e o Festival Nacional da Viola (Fenaviola).
Outra ação relevante da editora é o projeto Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, que selecionou textos de mais de 50 escritores de Anchieta e Piúma. A antologia desse projeto será lançada em dezembro, com um evento na cidade de Piúma.
Com iniciativas como oficinas, chamadas públicas e publicações, a Editora Cousa reforça seu papel na formação de novos escritores e na promoção da literatura e cultura capixaba, tanto na Grande Vitória quanto no interior do estado.