Editora promove oficinas literárias gratuitas em cidade no ES

A iniciativa busca estimular a produção textual e a participação de jovens e escritores locais na criação literária

O projeto “Poetas do Rio Doce”, da Editora Cousa, vai realizar duas oficinas literárias na próxima terça-feira (29), no Centro de Referência das Juventudes de Colatina. A iniciativa busca estimular a produção textual e a participação de jovens e escritores locais na criação literária. Não é necessário fazer inscrição, é só comparecer aos locais dos cursos.

As oficinas acontecem em dois turnos: às 10h, será realizada a Oficina de Escrita Poética, com a escritora Lívia Corbellari, e, às 14h, acontece a Oficina de Escrita em Prosa, ministrada por Saulo Ribeiro. Ambas terão duração de 1h30 e são abertas aos jovens atendidos pelo Centro de Juventudes, que fica na Avenida Padre Acácio Valentim Moraes, nº 1500, no bairro João Meneguelli.

Além das oficinas, o projeto também lançou uma chamada pública para que escritores de Colatina enviem textos originais. O material selecionado será publicado na antologia “Poetas do Rio Doce”, prevista para março de 2025, reunindo até 60 autores do município. O lançamento contará com um sarau, reunindo escritores e artistas locais, fortalecendo a cena literária capixaba.

“O objetivo é valorizar as vivências dos participantes e promover a autoestima por meio da literatura, conectando moradores e jovens com a criação artística”, destaca Saulo Ribeiro, um dos oficineiros.

Parcerias e histórico de ações culturais

O projeto “Poetas do Rio Doce” é uma iniciativa da Editora Cousa, com financiamento da Fundação Renova e apoio da Prefeitura de Colatina. A Cousa, que atua na cidade desde 2017, tem se destacado em ações culturais no Espírito Santo, participando de eventos como a Festa Literária de Itapina (Flidi) e o Festival Nacional da Viola (Fenaviola).

Outra ação relevante da editora é o projeto Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá, que selecionou textos de mais de 50 escritores de Anchieta e Piúma. A antologia desse projeto será lançada em dezembro, com um evento na cidade de Piúma.

Com iniciativas como oficinas, chamadas públicas e publicações, a Editora Cousa reforça seu papel na formação de novos escritores e na promoção da literatura e cultura capixaba, tanto na Grande Vitória quanto no interior do estado.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies