900 casos previstos: Outubro Rosa alerta para a prevenção do câncer de mama no ES

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam a ocorrência de 900 novos casos para o Estado em 2024

O câncer de mama é uma preocupação crescente no Espírito Santo. Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam a ocorrência de 900 novos casos para o Estado em 2024, sendo 120 somente na cidade de Vitória. Essa realidade alarmante reforça a urgência do diagnóstico precoce e da conscientização sobre a doença, que, quando identificada a tempo, apresenta uma taxa de cura superior a 90%.

O movimento Outubro Rosa, coordenado pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), é um importante aliado nessa luta e, neste ano, trouxe o slogan “Conhecimento que protege. Cuidado que faz viver”.

Desde 2010, a Afecc promove ações que incluem palestras, orientações e atividades voltadas para a saúde, engajando comunidades ciganas, quilombolas, de pescadores e grupos LGBTQIA+.

Durante o mês de outubro, a Afecc intensifica suas atividades, oferecendo suporte aos pacientes do SUS em tratamento oncológico no Hospital Santa Rita. Os recursos arrecadados com o projeto são fundamentais para auxiliar aqueles que precisam de assistência após a alta hospitalar.

Para mais informações, é só acessar o Instagram ou o site da associação.

Os dados do Hospital Santa Rita revelam um aumento contínuo nos casos de câncer de mama, evidenciando a importância do Outubro Rosa:

ANO CASOS DE CÂNCER DE MAMA REGISTRADOS NO HOSPITAL SANTA RITA
2019 727
2020 770
2021 877
2022 868
2023 1008
2024 (JAN a JUL) 595

 

Além das palestras e atividades informativas, a Afecc promove a venda de produtos alusivos ao Outubro Rosa, incluindo a tradicional camisa da campanha, com estampas criadas por artistas que apoiam a causa. Neste ano, a aquarelista Luiza Roos trouxe uma nova criação, reforçando o engajamento da comunidade.

Movimento internacional

O Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, na década de 1990, e se espalhou pelo mundo, incentivando a conscientização e o diagnóstico precoce do câncer de mama. No Espírito Santo, a Afecc, em parceria com o poder público e a iniciativa privada, promove ações educacionais que ajudam a desmistificar a doença e encorajar a população a buscar informações e cuidados.

Unindo esforços, o Outubro Rosa não é apenas um mês de conscientização, mas uma chamada à ação para todos nós. Vamos juntos nessa luta, porque o conhecimento é a chave para salvar vidas.

Para mais informações

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies