Plataforma lança estudo e ferramentas para fortalecer ONGs no Brasil
O estudo foi fruto de um extenso mapeamento, abrangendo 232 iniciativas voltadas ao apoio ao DI em todo o país
A Plataforma Conjunta, iniciativa voltada ao fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), acaba de lançar duas novas seções em seu site: a curadoria de jornadas formativas e uma área dedicada a oportunidades de recursos financeiros. A novidade chega junto com a divulgação de um estudo inédito que analisa as oportunidades de Desenvolvimento Institucional (DI) voltadas para as OSCs no Brasil.
O estudo foi fruto de um extenso mapeamento realizado entre agosto e dezembro de 2023, abrangendo 232 iniciativas voltadas ao apoio ao DI em todo o país. Esse levantamento busca preencher uma lacuna no setor, já que informações consolidadas sobre esse tipo de oportunidade são escassas.
“O estudo vai além de seu objetivo inicial de abastecer as novas categorias da plataforma. Ele revela lacunas e padrões que podem orientar novas iniciativas, influenciando o campo de desenvolvimento institucional das OSCs no Brasil”, explica Camila Stefanelli, coordenadora-executiva da Plataforma Conjunta.
Os dados revelam que as jornadas formativas são, em sua maioria, de curta duração, com foco em capacitação técnica, especialmente em gestão administrativa e de projetos.
No entanto, o estudo aponta a necessidade de abordar mais profundamente aspectos políticos e culturais do desenvolvimento institucional. Além disso, destaca que 75% dos cursos oferecidos são gratuitos, mas há poucas políticas afirmativas para promover a diversidade nas seleções, presente em apenas 28% das jornadas mapeadas.
No que diz respeito ao financiamento, as fundações independentes se destacam, sendo responsáveis por 75% das oportunidades de apoio financeiro ao desenvolvimento das OSCs. Mesmo assim, persistem desafios, como a falta de clareza nos critérios de elegibilidade e a ausência de financiamentos de longo prazo.
“As mudanças sociais efetivas, como a diminuição das desigualdades e a melhoria dos indicadores sociais, levam tempo. Apoiar as OSCs por períodos curtos de 12 meses não é suficiente para garantir transformações duradouras”, destaca Cássio Aoqui, consultor em filantropia e desenvolvimento institucional.
Erika Sanchez Saez, diretora-executiva do Instituto ACP e cofundadora da Plataforma Conjunta, reforça a importância de fortalecer as OSCs.
“Somos mais de 800 mil organizações no Brasil, e fortalecer essas instituições é fundamental para enfrentar desafios socioambientais e garantir a manutenção de uma democracia forte”, afirma. Erika ressalta que, embora existam muitas iniciativas já em andamento, o volume ainda é insuficiente para atender à demanda do terceiro setor.
Além dos resultados obtidos, o estudo também traz 16 sugestões para aprimorar o apoio às OSCs. Entre elas, estão a necessidade de expandir a visão de desenvolvimento institucional para além das capacitações técnicas, englobando aspectos políticos e culturais, além de promover uma maior inclusão regional e diversificação nas políticas de seleção de participantes.
Com essas novas ferramentas e a divulgação do estudo, a Plataforma Conjunta pretende impulsionar iniciativas que promovam o fortalecimento das OSCs no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dessas organizações e sua maior capacidade de gerar impactos sociais positivos. Para mais informações e acesso ao estudo completo, os interessados podem visitar o site da Plataforma Conjunta.