Projeto Edukatu abre inscrições no ES para oficinas de consumo consciente
As inscrições estão abertas até 6 de dezembro para educadores interessados em integrar suas escolas ou instituições no projeto
Educadores das cidades de Vitória (ES) e São Bernardo do Campo (SP) já podem inscrever suas escolas e organizações sociais no projeto Edukatu Contação de Histórias, uma iniciativa que promove o consumo consciente e incentiva práticas sustentáveis entre crianças e adolescentes.
As inscrições estão abertas até 6 de dezembro, por meio deste formulário, para educadores interessados em integrar suas escolas ou instituições ao projeto. Para saber mais, basta acessar o site do Instituto Akatu.
Realizado pelo Instituto Akatu, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o projeto está inscrito no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) sob o número 230069 e conta com o apoio de diversas entidades, incluindo o Instituto GPA e as Secretarias de Educação locais, além do patrocínio de Extra Mercado, Faber Castell, Mizu Cimentos e Polimix Concreto.
Desde agosto, o Edukatu vem capacitando educadores da rede municipal nos temas de consumo consciente e sustentabilidade, preparando-os para promover atividades lúdicas com jovens por meio de oficinas de contação de histórias.
“A proposta é sensibilizar as crianças e adolescentes para a importância de uma mudança de hábitos em direção a um estilo de vida mais sustentável”, explica Fernando Martins, líder de educação do Instituto Akatu.
As oficinas gratuitas começaram em outubro, de forma presencial, e logo também estarão disponíveis on-line, para facilitar o acesso aos interessados.
O projeto está comprometido com a inclusão e prevê o uso de ferramentas de acessibilidade, como audiodescrição e tradução em libras, permitindo que pessoas com deficiência participem plenamente das atividades.
Renata Amaral, gerente do Instituto GPA, destaca que “a educação é fundamental para a transformação social e para estimular práticas sustentáveis desde cedo.”
Segundo Livia Friseira, gerente de Sustentabilidade da Faber Castell, iniciativas como o Edukatu são essenciais para que as novas gerações assumam uma postura de responsabilidade ambiental. Luana Vieira, conselheira da Polimix, reforça a importância de sensibilizar as crianças para que cresçam com uma relação mais responsável com a natureza.