Projeto leva capacitação gratuita para comunidades da Grande Vitória
Parceria entre Sebrae e cinco OSCs é inédita e quer mudar a realidade dos empreendedores que atuam em bairros em situação de vulnerabilidade social
Cinco instituições sem fins lucrativos vão participar do projeto Empreender para Transformar, em parceria inédita com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES). A iniciativa busca, por meio do empreendedorismo, levar mudanças positivas na realidade dos empreendedores, que moram e atuam em bairros em situação de vulnerabilidade social.
Foram selecionadas para participar a Associação Beneficente Bem Amar e os Institutos Mão na Massa e João XXIII, em Vitória; a Fundação Fé e Alegria do Brasil, em Cariacica; e a Associação Beneficente Casa da Mulher, na Serra.
Os empreendedores desses territórios poderão participar, gratuitamente, de cursos, palestras e oficinas sobre formalização como Microempreendedor Individual (MEI), estratégia, precificação, vendas, marketing digital e outros temas relacionados ao mercado empreendedor.
Além disso, durante um ano, as comunidades receberão uma pesquisa especializada mapeando os empreendimentos locais, e as instituições selecionadas passarão por um processo de diagnóstico detalhado para identificar suas principais necessidades.
“As instituições selecionadas já realizam um trabalho importante para a geração de renda, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho na Grande Vitória. Com o projeto Empreender para Transformar, queremos fortalecer e ampliar essas iniciativas, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dessas regiões”, explicou Alline Zanoni, gerente de relações institucionais do Sebrae-ES.
Ainda de acordo com Alline, o programa também quer formalizar o trabalho de muitos empreendedores que já atuam nessas regiões, mas que não têm acesso às informações e ferramentas necessárias para dar esse passo e expandir seus empreendimentos ou para abrir novos negócios.
Saiba mais sobre as instituições selecionadas
Associação Beneficente Bem Amar
Promove oficinas profissionalizantes de fabricação de doces e alimentos, além do ensino de trabalhos manuais, cabeleireiro, trancista, dentre outros. O público-alvo é formado por mulheres, em grande parte mães solo. As atividades concentram-se em Goiabeiras, em Vitória.
Fundação Fé e Alegria do Brasil
Apoia a criação e o fortalecimento de empreendimentos produtivos que estimulem a geração de trabalho e renda liderados por mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. As ações da instituição abrangem os bairros da Grande Nova Rosa da Penha, em Cariacica.
Instituto João XXIII
Em um dos seus programas, que é o desenvolvimento comunitário, a instituição atua no estímulo ao empreendedorismo, direcionando suas ações principalmente para mulheres em vulnerabilidade social. Atuam na área que compreende o Território do Bem, em Vitória.
Associação Beneficente Casa da Mulheres
Desenvolve capacitação de mulheres em vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica, egressas e internas do sistema prisional feminino, oferecendo cursos na área da beleza, artesanato, alimentação, corte e costura, e outros, objetivando a inserção ao mundo do trabalho, formação de grupos produtivos, economia solidária e empreendedorismo feminino.
Instituto Mão na Massa
Desempenha um papel importante como incubadora de ações sociais, promovendo empreendedorismo e geração de renda entre as comunidades. Sua atuação envolve todas as comunidades da Grande Vitória.