Projeto oferece escola de circo gratuita em quatro bairros de Vitória

As atividades são voltadas para crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos

O grupo de artes cênicas Árvore Casa das Artes está com inscrições abertas para a segunda edição da Escola de Circo e Teatro, que tem início na próxima quarta-feira (3), na Piedade, em Vitória.

As atividades são voltadas para crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 16 anos, moradores dos bairros Piedade, Moscoso, Fonte Grande e Morro da Capixaba.

Ao todo, o curso oferece 40 vagas gratuitas, com aulas realizadas sempre às quartas-feiras, das 17h30 às 19h30, durante quatro meses de atividades.

Ao final da formação, estão previstas apresentações híbridas de circo e teatro com os alunos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link. A única exigência é que a criança ou o adolescente estejam regularmente matriculados em uma instituição de ensino.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto visa dar continuidade e potencializar a atuação comunitária da Árvore Casa das Artes no Morro da Piedade.

Além disso, o grupo também quer garantir o direito de acesso ao teatro e ao circo e possibilitar o aprofundamento das atividades formativas no campo das artes cênicas, promovendo a educação estética e o reconhecimento do teatro e do circo como potencial campo de trabalho e renda.

Entre os resultados previstos pela inciativa está a realização de dois espetáculos híbridos, mesclando as linguagens circense e teatral, a partir da formação realizada com as turmas.

Ao longo do processo, serão feitos ensaios abertos nas quadras de esportes da Piedade e da Fonte Grande, e as apresentações na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Anacleta Schneider Lucas, na Fonte Grande.

O projeto vai promover também, após cada ensaio aberto, rodas de conversa que vão funcionar como recurso avaliativo dos resultados alcançados em cada etapa do processo – propiciando ainda o aprofundamento da fruição e do pensamento estéticos.

Árvore Casa das Artes

O grupo foi criado em 2016, em Vitória. De base familiar, busca afirmar um modo de fazer teatral popular, produzindo sua linguagem a partir do interesse e do diálogo entre os campos do teatro de rua, o teatro de animação e o circo – com especial atenção à palhaçada.

Formado por artistas e professores pertencentes à classe trabalhadora, tem como compromisso produzir bens culturais que possam ser apresentados em lugares (ruas, praças, parques, escadarias e becos) onde a condição econômica não seja um fator determinante para privar o cidadão do acesso e da fruição da obra de arte.

Serviço:

Escola de Circo e Teatro

Quando: a partir de 3 de abril, sempre às quartas-feiras (com duração de quatro meses)

Horário: das 17h30 às 19h30

Local: Quadra de Esportes da Piedade e Telecentro da Piedade, Rua Filomeno Ribeiro, 158, Piedade, Vitória

Inscrições gratuitas neste link

Mais informações no site https://www.arvorecasadasartes.com.br/

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies