Projeto social transforma escola em Vitória e valoriza cultura local

Projeto social transforma escola em Vitória e valoriza cultura local

O muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Alvimar Silva, em Santo Antônio, Vitória, agora exibe um painel de mosaico de vidro de 60 m², criado em um projeto social que envolveu cerca de 300 alunos das 7ª, 8ª e 9ª séries, além de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A inauguração acontece nesta quinta-feira (16), às 16h, acompanhada de uma exposição fotográfica que retrata o processo de produção, com cerca de 20 imagens.

Idealizado e conduzido pela artista plástica Yvana Belchior, o projeto “Comunidade Arte Escola – Transbordando Saberes Através da Arte” foi viabilizado pela Lei Rubem Braga, Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória. As oficinas de mosaico aconteceram entre março e junho de 2024, com a participação da artista convidada Elaine Sohelo. Segundo Yvana, a ideia era criar uma obra permanente que simbolizasse o protagonismo da comunidade, diferente das exposições temporárias que costumam ser realizadas na região.

Projeto social muda escola em Vitória
Muro produzido por alunos da escola municipal | Foto: Divulgação

Projeto social muda escola em Vitória

O painel reflete elementos significativos para os alunos e a comunidade local. Durante as oficinas, os estudantes retrataram temas como amizades, as salas de arte e ciências e o pôr do sol visto da escola. Também surgiram referências às tradições locais, como o mangue, o carnaval, a escola de samba Novo Império, o campo de futebol do Morro do Alagoano e a Basílica de Santo Antônio, única do Espírito Santo.

Além da prática, as oficinas incluíram aulas teóricas sobre a história do mosaico, desde as primeiras criações na Mesopotâmia, passando pela Europa e Américas, até exemplos brasileiros como a Escadaria Selarón, no Rio de Janeiro, e o mosaico do Edifício Aldebaran, no Centro de Vitória.

“O painel é um marco permanente da relação entre a comunidade e a escola. Ele celebra o olhar dos alunos sobre seu cotidiano e conecta histórias locais a uma tradição artística global”, destacou Yvana. A iniciativa também buscou incentivar o aprendizado cultural e valorizar a identidade comunitária por meio da arte.

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