LICC: projeto selecionará escritores do ES para publicação de livro
As inscrições estão abertas até dia 5 de setembro, sendo possível inscrever um texto por pessoa
O projeto “Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá” lançou um chamado de seleção destinado a escritores dos municípios de Piúma e Anchieta, no Sul do Espírito Santo, que tenham interesse em ter seus textos literários em poesia ou prosa publicados pela Editora Cousa.
Ao todo, até 60 textos vão compor a Antologia Combiousa, que faz parte de uma ampla ação de estímulo à literatura e à leitura nos municípios do litoral sul do Espírito Santo.
As inscrições estão abertas, por meio deste formulário, até dia 5 de setembro, sendo possível inscrever um texto por pessoa, com até duas laudas em letra Arial tamanho 12 e espaçamento de 1,5.
Os interessados, que devem comprovar residência em Piúma ou em Anchieta, precisam preencher um formulário on-line e fazer upload do texto e documentos. A publicação é aberta apenas para textos inéditos escritos por pessoas maiores de 18 anos ou, se menores, mediante autorização do responsável legal.
O projeto “Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá” é realizado pela Editora Cousa, com patrocínio da EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio das prefeituras municipais de Piúma e Anchieta.
A seleção é mais uma iniciativa da editora Cousa, que já lançou mais de 300 obras publicadas em 15 anos de existência, entre elas uma vencedora do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira.
Seleção
A seleção dos textos que vão compor a obra será feita por escritores reconhecidos e premiados: Henrique Rodrigues, Caê Guimarães e Fabiani Taylor.
“O que a gente pretende deixar é um livro com escritos da cidade, com os escritores da cidade, incentivando novos escritores, fortalecendo nomes que já escrevem e criando um intercâmbio, uma troca entre eles”, diz Saulo Ribeiro, fundador da Cousa.
Ribeiro cita nomes, como Fabiani Taylor, Leonardo Bourguignon, Graça Andreatta e Marcos Brando como exemplos de escritores importantes da literatura capixaba oriundos de Piúma e Anchieta.
“A expedição quer chegar nesses veteranos e, ao mesmo tempo, mapear uma nova literatura nos municípios”, completou o fundador da editora.
Para isso, ao longo dos meses de agosto e setembro, o projeto vai realizar uma série de atividades ligadas à literatura, entre elas contação de histórias e oficinas de poesia em escolas e Festas Literárias nos dois municípios. “A expedição Monte Aghá fará um chamado poderoso para o fortalecimento da literatura!”, enfatizou o idealizador do projeto.
O lançamento do livro está previsto para dezembro de 2024, dentro de uma programação com várias atrações abertas ao público. Para saber mais sobre o projeto, é possível acompanhar o Instagram @caravanacombiousa.