Vale impulsiona mais de 380 ações sociais no ES com incentivo a fornecedores

Com investimento de R$ 5,28 milhões, o programa da Vale fortaleceu ações sociais no Espírito Santo, gerando empregos e impacto sustentável

O Programa Partilhar, da Vale, tem sido um catalisador para o desenvolvimento sustentável no Espírito Santo. Só em 2024, a iniciativa foi responsável por mais de 380 ações sociais, consolidando o compromisso da empresa em estimular fornecedores a investir no bem-estar das comunidades onde atuam.

Com um investimento social de R$ 5,28 milhões, o programa destinou R$ 643 mil para capacitações técnicas e cursos profissionalizantes, o que representa 12% do total. Já R$ 1,68 milhão (32%) foram direcionados para ações de Educação, Esporte e Cultura. Além disso, R$ 509 mil foram aplicados em reformas e construções de espaços sociais.

Ao todo, mais de 40 fornecedores já participaram do programa no Estado e promoveram projetos que geraram 600 empregos diretos e resultaram em uma massa salarial superior a R$ 25 milhões, além de R$ 35 milhões em gasto local. Desde sua criação, em 2020, o Programa Partilhar já mobilizou 397 fornecedores em todo o país, estimulando a realização de iniciativas sociais acordadas em processos de contratação.

Um dos exemplos de impacto local é a Ipê Construções e Serviços, que doou uniformes para o time de futebol de areia do Ceal Instituto, na Serra. “Acreditamos no impacto transformador das ações do Instituto Ceal, que trabalha com inclusão social e proteção de crianças e jovens”, destacou Manoel Pimenta, diretor administrativo da empresa.

Já em Cariacica, a fornecedora Fortes Engenharia realizou uma doação financeira para a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Síndrome de Down, possibilitando a construção de uma sala sensorial para beneficiar cerca de 200 pessoas. Segundo Paula Maria Schaydegger, presidente da associação, o apoio da empresa tem sido fundamental para a ampliação dos atendimentos especializados.

Como funciona o Programa Partilhar 

O Programa Partilhar adota uma metodologia que vai além da análise de preço e capacidade técnica dos fornecedores. Um dos destaques é o Índice de Valor na Comunidade (IVC), um indicador criado pela Vale para medir a contribuição socioeconômica dos fornecedores nas regiões onde atuam.

Empresas com pontuação elevada no IVC ganham um diferencial competitivo nos processos de contratação, incentivando a sustentabilidade e o impacto social positivo. O modelo é baseado em critérios objetivos e divulgados de forma transparente aos participantes.

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