O voluntariado como protagonista

O Prêmio VOL, está na sua 4ª edição e pelos pedidos de mais prazo, a direção decidiu ampliar as inscrições até o dia 11 de agosto

O Prêmio VOL, está na sua quarta edição e pelo volume de inscrições e pedidos de mais prazo, a direção do Prêmio decidiu ampliar a possibilidade de inscrições até as 23h59 do dia 11 de agosto de 2024. Para quem ainda não conhece, aqui tem mais uma oportunidade de conhecer e participar.

O Prêmio VOL, tem como seus fundadores: Alexandre Chiaratti, Enzo Raia Celulari, Danilo Tiisel, Eduardo Melo, Ricardo Monello e este que escreve esta coluna semanal, Roberto Ravagnani que além de fundador é também seu diretor executivo. O Prêmio VOL, assim como todas as iniciativas do VOL, estão embarcadas no Fundo Social DADIVAR.

O Prêmio VOL reconhece as melhores práticas de Gestão de Voluntários em OSC’s, Empresas, Universidades e Prefeituras, bem como reconhece também as melhores matérias jornalísticas sobre voluntariado. A participação no prêmio é gratuita para todos assim como a participação no evento de comemoração em São Paulo no dia 24 de outubro.

O VOL tem sua especialidade no voluntariado, no trabalho de advocacy pela causa, na sua divulgação maior e ampla, na interlocução com programas e trabalhos na América Latina, no apoio aos programas de voluntariado de OSC’s com a plataforma VOL, no apoio à gestão de programas de voluntariado corporativo e na disseminação de conteúdo sobre o assunto da forma mais ampla e democrática possível.

O VOL hoje está representado em alguns organismos internacionais e no Brasil tem parceria com diversos atores importantes do terceiro setor para o cumprimento de seus objetivos. Junto com a Rede Filantropia criou e executa o Encontro Ibero Americano de voluntariado estratégico, que antecede a abertura do FIFE – Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica, que acontece em meados de abril de cada ano em um estado brasileiro, o próximo em Curitiba – PR.

Portanto o VOL vem com esta grande missão de ser um polo de atração e disseminação de informação sobre o voluntariado nacional e ibero americano, sempre como um construtor de pontes, não queremos inventar a roda, queremos fazer com que ela gire melhor e um pouco mais rápido.

O voluntariado nacional e latino tem um potencial fantástico de impulsionamento das OSC’s e da sociedade, pois ele pode agir de forma sistêmica também no poder público, mas precisa ser bem administrado e ter suas características preservadas.

Mesmo existindo uma lei que o rege, vemos iniciativas do poder público que ferem frontalmente a legislação e vemos entes do terceiro setor aplaudindo e fazendo vista grossas para isso, da mesma forma que percebemos o pouco valor dado a gestão do trabalho voluntário por diversas organizações sociais, dando a entender que o trabalho voluntário pode ser gerido de qualquer forma. A tecnologia veio para apoiar, mas ela não é, e não pode ser superveniente às pessoas.

O voluntariado é o nascedouro das organizações sociais no Brasil e no mundo, portanto temos que respeitar, reverenciar e valorizar esta prática, da mesma forma que precisamos incentivar aos jovens e adultos que a pratiquem como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e de paz entre os povos.
Conheça o VOL e inscreva-se para o Prêmio VOL 2024 em www.vol.org.br.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies