Assembleia Legislativa lança campanha para arrecadar doações para atingidos pela chuva no ES
Campanha lançada nesta segunda (10) segue até a próxima sexta; população pode ajudar com alimentos, produtos de higiene, limpeza e outros donativos
A Assembleia Legislativa (Ales) se mobiliza para tentar minimizar os impactos das fortes chuvas no Espírito Santo. O Parlamento capixaba organizou uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar as famílias atingidas. Estão sendo recolhidas doações de alimentos não perecíveis, água mineral, artigos de higiene pessoal e de limpeza, roupas e colchões. As doações podem ser entregues no térreo da Assembleia Legislativa até a próxima sexta-feira (14), das 12 às 18 horas.
A iniciativa também tem o intuito de arrecadar móveis e colchões para as vítimas que tiveram suas casas atingidas. Os interessados em doar esses itens, podem ligar no telefone da Assembleia Legislativa (3382-3500) para solicitar a retirada em domicílio.
O presidente da Mesa Diretora, deputado Erick Musso (Republicanos), anunciou na segunda-feira (10), em suas redes sociais, o início da campanha para ajudar os atingidos pelas chuvas. O parlamentar disse ainda que a Casa está à disposição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e das cidades que necessitarem de apoio. “A Assembleia está atenta às fortes chuvas e pronta para ser convocada extraordinariamente se necessário for para ajudar os capixabas. Estamos ao lado de nossa população nesse difícil momento”, declarou.
Nesta segunda-feira (10) o presidente fez convocação de sessão extraordinária para votar projeto que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública em São José do Calçado, um dos municípios atingidos pelas fortes chuvas.
Estragos
Desde o último sábado (8), cidades das regiões sul e centro serrana do estado foram atingidas por alagamentos e deslizamentos, sendo que muitas pessoas tiveram que deixar suas casas. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado divulgado nesta terça-feira (11), ao todo, são 1.378 desalojados e 367 desabrigados nos municípios de Castelo, Bom Jesus do Norte, Afonso Cláudio, Alegre, Muqui, Mimoso do Sul e Apiacá. Os atingidos foram encaminhados para casas de amigos e parentes, ou abrigos temporários.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o risco de chuva forte e volumosa segue nesta segunda-feira nas regiões sul e serrana do Estado.
Solidariedade
Não é a primeira vez que a Assembleia se mobiliza em campanhas de solidariedade. Em janeiro de 2020, o Parlamento arrecadou mais de 100 toneladas de doações de alimentos, roupas e itens de higiene para ajudar as vítimas das chuvas que atingiram o estado no final de 2019.
Já em 2021, a Assembleia realizou uma campanha contra a fome na pandemia. A ação arrecadou donativos a famílias em situação de vulnerabilidade.