Eco101 promove projeto inclusivo nas estruturas físicas da empresa
O projeto prevê a afirmação de valores como dignidade, empatia e respeito para com toda a sociedade, em um processo de valorização LGBTI+
Desenvolver a inclusão e abrir as portas para a diversidade. Esses são os pilares da proposta de implementação de projeto com medidas voltadas para a diversidade, realizado pela Eco101, concessionária do Grupo EcoRodovias, que faz a gestão da Rodovia BR-101.
O Programa Caminho para Todos é uma iniciativa implantada em todas as unidades do grupo, desde o ano de 2018, que promove ações e discussões com base em quatro pilares que servem como eixos temáticos (LGBTI+, Mulheres, PCD e Raça).
O coordenador de Recursos Humanos da Eco101, Eliezer Santos, explica que é extremamente relevante as empresas encamparem essa luta pelo respeito à diversidade em ações que fazem parte do cotidiano de seus colaborares e da sociedade de forma geral.
“Ao conscientizar as pessoas que ingressam em nossa instituição, promovemos o respeito à diversidade, a generosidade e empatia. Nossas práticas vão ao encontro da valorização da diversidade com ações inclusivas que vão desde a implantação de sinalização, treinamentos, eventos e palestras, que promovem sistematicamente à construção de uma nova cultura, que precisa fazer parte da sociedade” – Eliezer Santos, coordenador de Recursos Humanos da Eco101
Para discussão dos temas foram formados comitês compostos por membros de todos os setores da empresa que promovem palestras, mesas redondas e eventos para debate e vivência dessas temáticas. O intuito foi zelar por uma cultura de diversidade e inclusão, promovendo a conscientização dos colaboradores, tornando o ambiente plural e mais rico.
Dentre as medidas adotadas nas estruturas físicas da sede administrativa e nas Bases de Atendimento ao Usuário (SAUs) localizadas ao longo da BR-101 entre o Espírito Santo e a Bahia, foi a instalação de placas de sinalização indicando que os banheiros são todos inclusivos.
As plaquinhas foram implantadas com o intuito de que todos se sintam confortáveis em utilizar os banheiros, conforme se identificam com sua identidade de gênero. A medida visa a afirmação de valores como dignidade, empatia e respeito para com toda a sociedade, em um processo de valorização LGBTI+.