Apae da Serra vai receber cerca de R$ 700 mil para desenvolver projetos

Os repasses vão beneficiar quatro projetos e serão feitos pela Prefeitura da Serra por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA)

Nesta quarta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura da Serra e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município celebraram uma importante solenidade que resultou na liberação de recursos para quatro projetos que serão implementados na instituição.

A cerimônia aconteceu durante a manhã onde foram assinados os Termos de Fomentos dos projetos aprovados pelo Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) da Serra, voltados para orientação vocacional, apoio ao autista, atividades educacionais e arte e dança. Ao todo, serão destinados R$ 698 mil para as atividades.

Na solenidade estiveram presentes o prefeito Sergio Vidigal, a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Silva, representantes da Semas, da Apae, assim como dezenas de famílias atendidas no local. O grupo de teatro Abram as Cortinas, formado por crianças e adolescentes da associação, realizou uma apresentação especial na cerimônia.

Os projetos aprovados pelo FIA são: Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista (PAD), com atividades para crianças e adolescentes com espectro autista (120 crianças); Capacitar para Incluir, com orientação vocacional e também com foco na inclusão digital (80 crianças); Conscientizando e Incluindo para o Futuro, com atividades educativas (80 crianças); e Arte e Dança (80 crianças).

A secretária de Assistência Social destacou a importância para o município dos trabalhos da Apae e dos projetos aprovados.

“A APAE possui um papel importante para a inclusão social e associada aos recursos do poder público municipal, consegue ampliar a acessibilidades das pessoas com deficiências, diminuindo os entraves ao exercício da cidadania e os fatores que promovem a exclusão social em todos os ciclos da vida. Nada melhor do que celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência possibilitando a implantação de novos projetos, que vão permitir o acesso dos usuários a mais qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento, ajudando assim, a construir a sua cidadania e reforçando a sua autonomia”

–  Cláudia Silva, secretária de Assistência Social

De acordo com o gerente administrativo da Apae Serra, Carlos Augusto Brommonschenkel Junior, atualmente a instituição atende 811 famílias e os quatro projetos aprovados vão apoiar diretamente 330 crianças e adolescentes, de até 17 anos.

“A prefeitura já é uma grande parceira da Apae e esses novos projetos agregam mais e vão fortalecer nossas atividades, melhorando e fortalecendo, sem dúvida, a vida das crianças e adolescentes que atendemos”, afirmou.

Carlos Augusto acrescentou que a associação atende 180 autistas e o projeto Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Autista será o pontapé inicial de um projeto maior que está sendo desenhado.

“A ideia é implementar o PAD e depois nos tornarmos um Centro Especializado ao Autista. Temos atualmente nosso atendimento de rotina a esse público, com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, por exemplo. Mas, como centro especializado, entregaremos mais e melhores serviços”, adiantou o gerente administrativo.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies