Juventudes de CRJ da Serra expõem obras em museu do RJ

As obras fazem parte da exposição “Tereza de Benguela”, um resgate histórico da força e do papel fundamental da mulher negra na sociedade

Jovens responsáveis pela tela exposta | Foto: Divulgação

Telas elaboradas pelas juventudes do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de Novo Horizonte, na Serra, estão em exibição no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), no Rio de Janeiro.

As obras fazem parte da exposição “Tereza de Benguela”, um resgate histórico da força e do papel fundamental da mulher negra na sociedade. A exposição é uma ação do Projeto “Pincelando Fatos”, desenvolvido no CRJ, e segue até o dia 8 de dezembro de 2024.

Tela feita pelos jovens do CRJ Novo Horizonte
Tela feita pelos jovens do CRJ Novo Horizonte | Foto: Divulgação

A exposição celebra a memória de Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu à opressão e teve um papel central na estruturação social do período colonial.

Além da obra dedicada a Tereza, a mostra inclui pinturas de outras figuras importantes na luta dos direitos humanos e na afirmação da mulher negra, como Marielle Franco, Carolina Maria de Jesus, Rosa Parks, Tainá, Dandara dos Palmares, Lélia Gonzalez e Conceição Evaristo.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância dessa exposição fora do Espírito Santo, enfatizando o orgulho da participação das juventudes no projeto.

“Estamos muito orgulhosos e felizes em ver nossa juventude protagonizar uma exposição no Rio de Janeiro, também conhecendo outras formas de arte em diversos espaços culturais”, afirmou Borgo.

O Projeto “Pincelando Fatos”

O Projeto “Pincelando Fatos” propõe uma abordagem transversal de direitos humanos, selecionando, junto com as juventudes, as figuras que serão trabalhadas nas telas.

A atividade possibilita uma reflexão histórica sobre as personalidades retratadas, promovendo um senso de pertencimento nos jovens e despertando o interesse pelo aprendizado. A pintura das telas é precedida por um estudo detalhado sobre a trajetória dessas figuras históricas, o que contribui para o engajamento e desenvolvimento dos jovens.

A oficina de muralismo é conduzida pelo educador social Paulo Cesar, o Dodo, e conta com a participação dos jovens Kauany Carlos Freitas de Oliveira, Guilherme Pardim, Isaias Wagner de Morais Silva, Thayssa do Santos Braga Vasconcellos, Gustavo Firmino Sousa Viana, Thaiza Pereira da Silvia Siqueira, Iuri de Santana Pauferro, Venâncio Lima Laje, Warlysson Alexandre Gregório de Oliveira, Aldrea Myrella dos Santos Pereira, Carlos Eduardo de Souza Batista Almeida e Thiago Nascimento de Souza.

Serviço

Evento: Exposição “Tereza de Benguela”
Data: até 08 de dezembro de 2024
Horário: das 10h às 17h
Local: Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80. Gamboa, Rio de Janeiro/RJ
Entrada: Gratuita e aberta ao público

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies