Aplicativo permite o acompanhamento em tempo real da disponibilidade hídrica do Rio Santa Maria da Vitória
O aplicativo rastreia a localização do usuário por meio GPS, fornecendo a vazão programada para a área em que ele se encontra.
Um aplicativo de celular gratuito possibilita o acompanhamento, a qualquer momento e em tempo real, do cenário de disponibilidade hídrica do Rio Santa Maria da Vitória, assim como eventuais riscos de seca e inundações em curto prazo.
A ferramenta “Hidro ES” foi desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a partir de um acordo de cooperação técnica firmado entre a ArcelorMittal Tubarão, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh-ES) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES).
O aplicativo rastreia a localização do usuário por meio GPS, fornecendo a vazão programada para a área em que ele se encontra. O sistema permite fazer uma estimativa das vazões de dez dias. Essa estimativa é feita com base nas previsões de precipitação de modelos meteorológicos, onde as informações são recebidas em tempo real de forma automática.
“Temos uma longa trajetória de ações e projetos voltados ao uso responsável desse recurso tão valioso, que é a água, não só interna, mas externamente, a partir de inúmeras parcerias com órgãos públicos, academia e sociedade organizada”, enfatizou o gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, João Bosco Reis da Silva.