ONG lança manual sobre indicadores das relações raciais na escola
O objetivo é oferecer informação às escolas para auxiliar em uma avaliação interna de como as questões raciais são tratadas na instituição.
A organização não governamental de direitos humanos e educação popular Ação Educativa divulgou o documento “Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: Antirracismo em Movimento”, que está disponível gratuitamente e on-line.
O objetivo é oferecer informação às escolas para auxiliar em uma avaliação interna de como as questões raciais são tratadas na instituição. Assim, a comunidade escolar poderá obter um diagnóstico, com os pontos de atenção expostos, possibilitando assim um planejamento de ações mais assertivas.
Para isso, o documento traz uma série de perguntas ancoradas nos seguintes pontos: relacionamento e atitudes racistas; currículo e prática pedagógica; recursos e materiais didáticos; acompanhamento, permanência e sucesso; a atuação dos profissionais de educação; gestão democrática e participação; para além da escola: a relação com o território.
A edição foi desenvolvida com apoio do Projeto SETA, que se une a Unicef, Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação. A Faculdade de Educação da USP e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também são parceiras do projeto.
Clique aqui e saiba mais.