ONG lança manual sobre indicadores das relações raciais na escola

O objetivo é oferecer informação às escolas para auxiliar em uma avaliação interna de como as questões raciais são tratadas na instituição.

A organização não governamental de direitos humanos e educação popular Ação Educativa divulgou o documento “Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola: Antirracismo em Movimento”, que está disponível gratuitamente e on-line.

O objetivo é oferecer informação às escolas para auxiliar em uma avaliação interna de como as questões raciais são tratadas na instituição. Assim, a comunidade escolar poderá obter um diagnóstico, com os pontos de atenção expostos, possibilitando assim um planejamento de ações mais assertivas.

Para isso, o documento traz uma série de perguntas ancoradas nos seguintes pontos: relacionamento e atitudes racistas; currículo e prática pedagógica; recursos e materiais didáticos; acompanhamento, permanência e sucesso; a atuação dos profissionais de educação; gestão democrática e participação; para além da escola: a relação com o território.

A edição foi desenvolvida com apoio do Projeto SETA, que se une a Unicef, Ministério da Igualdade Racial e Ministério da Educação. A Faculdade de Educação da USP e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) também são parceiras do projeto.

Clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies