Projeto social criado por mãe e filha acolhe mulheres vítimas de violência na Serra
Atualmente, cerca de 50 mulheres são beneficiadas com o trabalho realizado no Instituto Manancial Mãos Unidas.
Fruto da união de duas gerações, o Instituto Manancial Mãos Unidas atende cerca de 50 mulheres que sofrem violência e/ou estão em adoecimento mental. O trabalho é realizado no Bairro das Laranjeiras, na Serra, com o objetivo de oferecer cursos de capacitação, acolhimento e alternativa de vida para essas pessoas.
As duas fundadoras são mãe e filha, uma sofreu diretamente com a violência doméstica, e a outra enfrentou as consequências das agressões na sua saúde mental. E foi justamente pensando em ajudar outras mulheres que vivenciaram ou vivenciam as mesmas situações, que ambas criaram o projeto em 2021.
Para a presidente da organização, a assistente social Lídia Roque, o trabalho realizado no Instituto é importantíssimo para resgatar a autoestima e promover a conscientização dos abusos sofridos por elas.
Assim, atualmente, o trabalho no Instituto é realizado de forma completamente voluntária e funciona por demanda espontânea. As mulheres que demonstram interesse em participar, passam por um acolhimento inicial, quando são identificadas as demandas específicas de cada caso.
“A partir daí, direcionamos elas para as atividades no projeto, como arteterapia, atendimento psicológico, nutricional ou com assistente social, e fazemos encaminhamentos necessários – como por exemplo para a Defensoria, Delegacia da Mulher e CRAS”, explica a presidente.
Agora, o projeto está focado no empreendedorismo feminino, com o objetivo de promover cursos de gastronomia e de estética. Segundo a presidente, essa é uma forma de oferecer alternativa de renda para essas mulheres, que muitas vezes têm dificuldade em sair da situação de violência por não terem condições financeiras.
Nesse sentido, o projeto busca parcerias para ampliar a estrutura física e, consequentemente, o atendimento.
“Esse é um dos nossos grandes desafios. Hoje temos cerca de 30 pessoas na lista de espera para serem atendidas. Por outro lado, temos pessoas que querem se voluntariar, mas não temos espaço para ampliar esse trabalho”, destaca Lídia.
- Serviço
Instituto Manancial Mãos Unidas
Telefone: (27) 99257-5998;
E-mail: institutomanancialmaosunidas@gmail.com;
Instagram: @institutomanancial_maos_unidas;
Endereço: Rua São Lucas, nº 16 – Bairro das Laranjeiras, Jacaraípe – Serra/ES.