Já fazendo uma “provoca ação”: quando as pessoas usam a palavra gratidão hoje em dia? Nas redes sociais, vemos posts sobre este tema e é até uma das hashtags mais utilizadas, mas se faz necessário termos consciência do quão importante é – praticar a gratidão. O objetivo de discutir esse tema é o de contribuir para que possamos entender como o ato de ser grato funciona – no Cérebro X na mente X no comportamento.
O que é a gratidão?
É um sentimento de reconhecimento por algo bom. É saber identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. Assim, nós podemos dizer que, simultaneamente, é uma emoção, um sentimento, uma certa consciência racional, um comportamento e uma forma de agir.
Segundo o dicionário de Português, gratidão significa a qualidade de quem é grato, reconhecimento, sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, ato de reconhecer alguém por uma ação ou benefício alcançado.
E segundo o dicionário de Filosofia e Psicologia, gratidão é o reconhecimento de elementos de valor na sua vida. Reconhecimento de valor das coisas da vida que merecem esse reconhecimento.
E você, sabia que as pessoas que têm o hábito da gratidão são mais felizes? A neurociência explica como a gratidão age no nosso corpo: quando pensamos e nos sentimos gratos por alguma coisa, ativamos uma área do nosso cérebro responsável pelo nosso sistema de recompensa.
Quando pensamos em tudo que somos gratos, acabamos alimentando emoções positivas, alegria e vitalidade. Logo, nos sentimos recompensados e felizes. Esse pequeno ato tem benefícios incríveis capazes de nos tirar da depressão e daquela angústia ou vazio que sentimos às vezes.
No campo das pesquisas científicas, o psicólogo americano Abraham Maslow nos desperta a necessidade de compreender melhor sobre o que é a gratidão e seus benefícios para nossa existência.
Maslow conseguiu perceber que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental dos indivíduos. Depois de suas pesquisas, ficou provado que pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais felizes.
De acordo com Robert Emmons, professor de psicologia da Universidade da Califórnia, EUA, pessoas que expressam sua gratidão possuem maiores doses de bom humor, otimismo, melhora na duração e na qualidade do sono, praticam mais exercícios físicos, têm a pressão arterial mais equilibrada, e níveis de depressão e estresse mais baixos.
Então, qual é a relação da gratidão com a felicidade?
Os estudos de Maslow apontaram que a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que possuem de bom ao seu redor. Por mostrar o quão prazeroso é valorizar mais o que se possui – a gratidão faz com que as pessoas gratas – alimentem menos a ansiedade por aquilo que não tem ou por aquilo que desejam ter.
Podemos aprender muito também com o material produzido pelo professor Pedro Calabrez (do site neuroVOX). Para o professor Pedro Calabrez existem 3 tipos de gratidão:
GRATIDÃO AUTOMÁTICA – quando nós usamos a palavra gratidão, mas não estamos experienciando gratidão. Estamos falando só da boca para fora como, por exemplo, utilizar uma hashtag nas redes sociais.
Existe também a GRATIDÃO PASSIVA que ocorre em momentos muito intensos, mas pontuais. Como, por exemplo, quando você foi promovido no emprego; quando recebeu uma visita de alguém muito querido; quando você obteve a aprovação no concurso público e o nascimento do seu primeiro filho. Seu comportamento no dia é um comportamento diferente. Se você for contar só com esse tipo de comportamento vai ter essa experimentação poucas vezes.
Por fim, temos a GRATIDÃO ATIVA que é o exercício de gratidão. Os mesmos elementos da gratidão passiva, mas a grande diferença é que a gratidão ativa parte de um investimento de energia, ela parte de uma escolha, e você escolhe adotar uma postura na qual você dar valor às coisas que merecem valor na sua vida.
Você não fica esperando passivamente por momentos pontuais que ocorrem, e você se esforça cotidianamente para encontrar motivos de reconhecimento de valor na coisa que você tem na vida. Escolhe diariamente usar um pouco do seu tempo e energia para reconhecer as coisas que fazem parte da sua vida.
Acredite, todos nós temos razões para agradecer e motivos para sermos gratos. E Você, já agradeceu por alguma coisa no dia de hoje? Se sim, parabéns! Se não, vamos praticar a Gratidão com O Exercício das 3 bênçãos?
Você precisa listar 3 coisas positivas pela qual você é grata no dia de hoje, por exemplo:
O que aconteceu? (Pode ser algo muito simples). Exemplo: uma pessoa que eu estava com saudades me ligou. Eu visitei uma pessoa que eu não via há muito tempo. Hoje eu consegui encontrar forças para arrumar o meu quarto.
Por que aconteceu?
E por que você deve ser agradecida?
Eu vou compartilhar com você o que eu fiz no exercício: eu sempre falo que sou grata pela pessoa que inventou a internet, e sou mesmo, pelas oportunidades que essa tecnologia nos proporciona como a de fazer cursos, muitas das vezes gratuitos, que contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento de habilidades. Principalmente, nesse tempo de pandemia da Covid 19, em que muitos serviços foram ofertados somente pelo modo virtual, online, ter acesso a internet foi uma benção.
Sou grata por esse nosso canal de comunicação que é o Portal Um Social. Perceberam como tenho muitos motivos para ser grata?
Está pronto(a) para praticar a gratidão?
Agradeça por tudo de bom que você já conquistou, pelas pessoas extraordinárias que de alguma forma contribuíram para o seu crescimento, pelos erros, acertos e fracassos, pelas dificuldades e alegrias. Afinal, tudo isso foi importante para você estar aqui hoje.
Como posso praticar a gratidão hoje Dani?
Doe seu tempo, talentos, dinheiro para iniciativas que visam oportunizar a construção de dias melhores. Seja na área do meio ambiente, socioeducacional, desenvolvimento comunitário, ações emergenciais. Agora também você ao fazer as suas compras poderá indicar instituições sociais sem fins lucrativos no Programa Nota Premiada Capixaba.
Veja também
Inovação e empreendedorismo
A Praça do Papa, em Vitória, foi palco de um dos maiores eventos de inovação do Espírito Santo, o ESX2021 (Espírito Santo Innovation Experience). Com uma programação recheada de conteúdo, palestras e muito conhecimento, o evento promoveu entre os dias 2 e 5 de dezembro o empreendedorismo criativo e preparou um ambiente inovador direcionado para a economia criativa, com o espaço do Programa ES+Criativo.
Quem marcou presença no espaço foi o coletivo socioambiental “Sementes da Gratidão”, que apresentou diversas iniciativas que agregam valor ao ambiente de inovação.
Dia Internacional do Voluntário
No último dia 5 de dezembro celebramos o Dia Internacional do Voluntário. Em seu último levantamento, de 2018, o IBGE apontou que 7,2 milhões de brasileiros praticavam algum tipo de voluntariado.
Com a pandemia, ações dessa natureza ganharam maior escala e urgência em todo mundo, com objetivo principal de mitigar os efeitos sociais e econômicos da crise sobre as populações mais vulneráveis.
Recebam o muito obrigado a todos (as) os (as) que se dedicam como voluntário(a) a alguma causa. Gratidão pelos profissionais que nos auxiliam muito.
Programa Nota Premiada Capixaba
Já está em vigor o programa do Governo do Espírito Santo, promovido pela Sefaz, ligado à Educação Fiscal, que tem como diretriz o incentivo à participação direta dos cidadãos em ações, com a finalidade de controlar a efetiva emissão dos documentos fiscais e verificar a correta aplicação dos recursos públicos.
O consumidor pessoa física, previamente cadastrado no programa, ao efetuar suas compras em estabelecimentos comerciais sediados no Espírito Santo e solicitar a inclusão de seu CPF no documento fiscal concorrerá a prêmios em dinheiro, além de contribuir com instituições sociais sem fins lucrativos. Saiba mais clicando aqui.