As pessoas que atuam em instituições da sociedade civil, seja como funcionários registrados com carteira de trabalho ou quanto voluntários, buscam uma capacitação continuada para estarem preparadas para ofertar serviços socioassistenciais em conformidade com a legislação vigente.
Na definição das Nações Unidas “voluntário é uma pessoa que devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades de bem estar social, ou em outros campo…”. Além disso, o serviço voluntário é regulamentado pela Lei 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, conhecida como “Lei do voluntariado” e no dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado.
Vale esclarecer que o trabalho voluntário é caracterizado como uma atividade não remunerada, prestada por pessoas físicas e é extensivo tanto para entidades públicas quanto as instituições privadas sem fins lucrativos. Mas o voluntariado não é um tipo de trabalho que objetiva preencher lacunas do mercado de trabalho formal. E você, já desenvolveu trabalhos voluntários?
Fique por dentro
Capacitação
Reconhecendo a necessidade de formação profissionais de organizações da sociedade civil (OSCs), o Núcleo Otacílio Coser de apoio às Organizações da Sociedade Civil tem por objetivo fomentar e articular políticas públicas fazendo interconexão entre organizações de assistência social e as esferas públicas municipal, estadual e federal.
A iniciativa visa proporcionar a interlocução entre organizações da sociedade civil, poder público e iniciativa privada por meio de suporte e capacitações com vistas a promover a transparência e agilidade nos serviços prestados por essas instituições à população.
Parceria de sucesso
Outras oportunidades de qualificação foram criadas com a iniciativa resultante da parceria entre a Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo – FUNDAES e Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-ES.
Entre os meses de julho e outubro as instituições de todo o estado do Espírito Santo filiadas a FUNDAES tiveram a oportunidade de dentro do Projeto Escola de Voluntários para o Terceiro Setor serem capacitadas com o objetivo de buscar aumentar a fidelização e comprometimento dos voluntários com as instituições do Terceiro Setor. Assim, garantindo a perenidade e qualidade do trabalho da instituição bem como o engajamento e retenção dos voluntários nas instituições.
Mais oportunidades
Dentro do Projeto Jovem Profissional Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico – CDMEC 15 (quinze) jovens em situação de vulnerabilidade social do município de Serra estão tendo a oportunidades de aprender e desenvolver habilidades para atuação em áreas administrativas e técnicas que envolvam as competências socioemocionais e profissionais.
Os conteúdos aprendidos vão desde capacitação em conteúdos e estruturas de websites, capacitar na montagem e manutenção de computadores a empreendedorismo. Esse projeto tem como promotor o Sicoob, realizador o CDMEC e como parceiro o Instituto Laudino.
Faça parte do Causando Por Aí
Se você conhece alguma iniciativa ou evento que esteja causando por aí me conta. Envie sua sugestão de pauta para o e-mail: redacao@umsocial.com.br ou pelo WhatsApp (27) 98143-9125.