Com a proximidade do Dia da Consciência Negra eu e uma amiga começamos a pesquisar por atrações turísticas, culturais e de lazer para visitar, conhecer, prestigiar, mas que contasse a história do povo preto e suas contribuições para a história do Brasil. Assim, reunimos as informações sobre o tema que venho compartilhar com vocês na coluna hoje.
Você sabia que em mais de mil e duzentas cidades brasileiras é feriado no dia 20 de novembro? Que dia é esse? E qual é a sua importância?
O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e essa data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, pessoa que foi escravizada e que se tornou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco.
E esse dia 20 de novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional, mas, somente em 2011 foi sancionada a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
É feriado?
Segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – (SNPIR), de 2018, seis estados brasileiros aprovaram leis que determinam o feriado de 20 de novembro em todos os seus municípios: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão.
No Espírito Santo, apenas duas cidades têm feriado oficial no dia 20 de novembro: Cariacica e Guarapari.
Atualidade
O dia 20 de novembro pode se tornar feriado nacional com o projeto de Lei n° 482/2017 criado pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE) e tem o objetivo de implementar um novo feriado nacional, o dia 20 de novembro. A proposta de Lei foi aprovada no Senado, e está aguardando o parecer da Câmara dos Deputados.
Quem foi Zumbi dos Palmares?
Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ele lutava pelos direitos do seu povo. Foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594.
Zumbi é, atualmente, um dos grandes símbolos da luta dos negros e dos africanos contra a escravidão no Brasil. Sua memória também é utilizada, nos dias de hoje, como símbolo de luta dos negros contra o racismo presente na sociedade brasileira.
Saiba mais | Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e de conservar elementos da cultura africana no Brasil.
Você conhece a história de Chico Prego?
Na Serra, Chico Prego é a representação de uma das maiores revoluções que aconteceram no Espírito Santo. Ele, que era uma pessoa escravizada, foi líder da revolução em Queimado. Em 19 de março de 1849, escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito de Queimado, se revoltaram por causa de uma promessa que se as pessoas em situação de escravidão construíssem a igreja de São José, teriam alforria, mas isso não aconteceu.
Saiba mais | O sítio histórico do Queimado, que foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo: a Insurreição do Queimado, fica localizado a cerca de 25 quilômetros da capital do Estado, Vitória.
Dia da Consciência Negra
A importância do dia se dá por nos permitir lembrar e contar a histórica de luta do povo negro por respeito, dignidade e identidade. É uma data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado e que reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.
Assim, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil.
Qual é a programação na sua OSC para esse mês de novembro?
Você pode realizar palestras, debates, seminários e apresentações culturais com o objetivo de refletir sobre a luta do povo negro. Também pode promover espaços de debate sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil, com seus respectivos impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira que foram profundamente influenciadas pela população negra.
Para atividades externas como passeios deixamos as dicas de alguns lugares, confira a história do povo preto:
- Por meio de pinturas dos símbolos, da cultura representados nos muros da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Serra Sede. As pinturas estão sendo feitas pelo artista @ronaldografit;
- Estátua do Chico Prego que fica na praça Almirante Tamandaré, Av. Getúlio Vargas, 11 – Serra Centro, Serra – ES;
- Ruínas da Igreja de São José do Queimado. Em 06/11/2022 está interditada para obras. Mas poderá buscar e conhecer mais por meio da internet até poder ir pessoalmente.
Me conte, qual será a programação da sua OSC para trabalhar a temática Dia da Consciência Negra?
Fique por dentro!
Novembro Negro
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com o Conselho Municipal do Negro (Conegro), preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra com ações durante todo o mês na Serra.
Ao longo de todo o mês serão realizadas formações, rodas de conversas e formação sobre a Institucionalização das Unidades Tradicionais. Além disso, uma Audiência Pública de discussão da alteração da Lei do Conselho Municipal do Negro já foi realizada na Câmara de Vereadores da cidade. Parabéns pela iniciativa!
1ª Caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Promovida pela Vitória Down, a primeira edição da Caminhada do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência acontece no dia 4 de dezembro, às 8h.
A caminhada terá um percurso de 1km, além de aulão de dança, pintura facial e atividades musicais. Os interessados podem obter mais informações no Instagram @vitoriadown e garantir a camiseta da Caminhada: Eu sou + Inclusão Social pelo telefone (27) 99248-4030 até o dia 25/11. Participe!