Toda e qualquer instituição que desenvolva projetos sociais com finalidade pública é considerada Organização da Sociedade Civil (OSC). Tais organizações também são classificadas como instituições do Terceiro Setor, uma vez que não têm fins econômicos.
E essas instituições sociais estão sempre promovendo projetos de alto impacto. Mas muita gente esquece que essas organizações precisam de capital, pois o seu funcionamento demanda uma determinada estrutura, equipe de funcionários e recursos básicos, como internet, luz, água e telefone. E de onde vem o recurso financeiro para manter e saldar esses pagamentos?
Uma opção pode ser realizar campanhas para a sua causa social, mas aplicando estratégias de marketing o que pode levar a resultados satisfatórios.
Como organizar uma campanha para engajar as pessoas na sua causa social?
Vou hoje compartilhar um caso de potencialização do engajamento de causas (sociais, ambientais, esportivas) e para o desenvolvimento comunitário. Nesse último final de semana eu estive na cidade de Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Espírito Santo, especialmente para participar de uma corrida de rua (não sou atleta ainda, risos).
Entre os dias 10 a 15 de maio 2022 foi realizado o evento de comemoração do Aniversário de 34 anos de emancipação Cultural e Turística de Venda Nova do Imigrante. E identifiquei algumas estratégias eficazes que foram aplicadas a esse evento que resultou em engajamento de pessoas e a causa, nesse caso cultural, esportiva e turística.
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo e Artesanato e da secretaria municipal de Esporte e Lazer preparou uma programação especial em comemoração aos 34 anos de Emancipação Política do município.
E dentro da programação, no sábado (14), houve a 18° Edição da Corrida Rústica e Corrida Kids onde crianças, adolescentes e adultos tiveram a oportunidade de unir lazer e competição em percursos variados com provas de cinco e 10 quilômetros de distância.
A alegria dos moradores e admiradores era perceptível por toda a cidade em receber os turistas e nos comércios locais houve filas para comprar os produtos e os hotéis chegaram a esgotar as vagas. Isso porque depois de um período de 2 anos sem realização do evento em razão da pandemia da Covid-19, este ano, as duas corridas juntas contaram com mais de 500 atletas não só da cidade, como de diversos municípios capixabas e teve até a participação de um atleta internacional, um australiano que está passando férias no Espírito Santo. Foi ainda uma comemoração tímida, ainda nesses tempos retomando eventos presenciais, mas organizaram maneiras de festejar e de acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer o evento foi um sucesso.
Estratégias
Para gerar engajamento em uma campanha de causa social é preciso usar as estratégias que visam mostrar para o público uma determinada situação/desafio X e um enfrentamento/solução, dar visibilidade para uma causa social e levar as pessoas a se juntarem em prol dessa causa.
Avaliando a organização do evento na cidade de Venda Nova do Imigrante eles:
1. Promoveram uma festa beneficente – aproveitaram a data comemorativa e realizaram um sorteio beneficente de 100 mil reais em prol de Organizações não governamentais (Rotary, Apae, Instituto Jutta Batista e Pastoral da Saúde);
2. Organizaram shows com artistas locais – promoveram shows gratuitos com Solimar Cowntry, Forró Numa Boa e Alemão do Forró no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão. Mas como em toda festa teve comes e bebes e os empreendedores dos ramos alimentícios conseguiram fazer as suas vendas;
3. Promoveram o esporte e a saúde pois combinam – realizaram a Corrida Rústica e Corrida Kids (com crianças que praticam a modalidade de atletismo por uma iniciativa da Prefeitura) cobrando um determinado valor de inscrição com isso atraindo atletas de alto rendimento, mas também amadores. No meu caso, uma sedentária, mas me animei a ir;
4. Conquistaram a mídia orgânica com a exposição nas redes sociais – ao atrair atletas da cidade e de diversos municípios capixabas e de fora do país que publicaram sobre o evento promovendo de forma natural a divulgação orgânica – local e internacional da cidade e do evento.
Na sua OSCs, para que funcione bem o seu evento engajando as pessoas na sua causa e que consiga captar recursos, é necessário fazer um planejamento orçamentário, identificar quanto precisa em dinheiro para os seus compromissos e como conseguirá arrecadar esses valores para a manutenção da organização.
Meus queridos e queridas, eu vou confessar, eu fiquei impressionada com o meu desempenho na corrida. Eu completei 5km em 46 min ficando em 9º lugar na minha faixa etária. Em todo o trajeto o meu principal compromisso foi começar e terminar, assim pelo caminho fiquei maravilhada com a paisagem natural daquele lugar. A minha maior medalha foi terminar sabendo que sim, para participar e concluir, às vezes, basta só começar.
A dica que fica é: ao atrair e engajar pessoas a sua causa social, consequentemente você estará se fortalecendo com melhor captação de recursos e divulgação do seu projeto.
Fique por dentro!
Parabéns aos Assistentes Sociais
No último domingo (15), foi comemorado o Dia do Assistente Social, uma profissão tão incrível e desafiadora que transforma a vida de muita gente. Deixo aqui os meus parabéns para esses profissionais que colaboram com a promoção do bem-estar social e batalham dia após dia para melhorar as políticas públicas e a vida dos capixabas.
LGPD nas OSCs
Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, entidades do Terceiro Setor ainda encontram desafios e dúvidas sobre o processo de adequação. Por isso, nesta quinta-feira, dia 19 de maio, Aline Seoane, Bianca Monteiro e Geraldo Barros participam da Live “Desafios dos dirigentes de OSC na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD” que será realizada no Instagram @escoladedirigentes. Participe!
Turismo Ecológico
O Ministério do Meio Ambiente abriu inscrições para três cursos sobre turismo ecológico. As capacitações contemplam Elaboração de Trilhas Interpretativas, Turismo de Base Comunitária e Noções Básicas de Condução Ambiental no Ecoturismo.
Os cursos são ofertados de forma gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio no site: ead.mma.gov.br.
Palestra Gratuita
No próximo dia 2 de junho, às 20h, acontece a Palestra Gratuita “Dia Internacional das Emoções”. O evento acontece de forma online e é organizado pelos Institutos de Terapia Focada nas Emoções em todo o mundo. Para participar basta acessar o site: www.tfebrasil.com.br.