Em um cenário mundial onde estamos há 2 anos enfrentando uma pandemia onde é possível identificar os reflexos como crises econômicas, na saúde entre outras áreas, é possível perceber as constantes transformações e incertezas geradas por esse período. Com isso, a necessidade de se atualizar e de se reinventar tem sido uma constância e isso passa pela habilidade de aprender.
Meu desafio
Sou da área de ciências sociais aplicadas – Serviço Social, um profissional que busca a aplicação dos direitos sociais, previstos na Constituição Federal por meio do exercício de suas atribuições inerentes a profissão como elaborar análise, diagnóstico e proposição de políticas sociais; elaborar pareceres sociais; estudos e pesquisas sobre a realidade social; planejamento, execução e coordenação de programas e projetos sociais entre muitas outras.
E para realizar a maioria dessas atividades o conhecimento de ferramentas como o pacote Windows se torna suficiente, porque em sua grande maioria, para a elaboração de documentos saber o Word é satisfatório. Mas a cada dia mais é necessário também trabalhar com tabelas no Excel, analisar dados estatísticos que estão no Excel referente a cálculos para elaboração de parecer. E ainda tem as elaborações de apresentações para reuniões, seja para o público interno ou para o público externo, no Prezi, PowerPoint, Canvas, são habilidades importantes que precisamos fazer uso.
Ajuda vencer desafios
Aprender novas habilidades pode nos ampliar o leque de respostas para enfrentarmos e vencermos os novos desafios que o cotidiano nos apresenta. E ter um aprendizado continuado sobre a sua área de atuação e áreas de interesse é uma habilidade muito requisitada no atual contexto mundial. Foi durante a pandemia que o mundo enfrentou a necessidade de colocar em prática habilidades de adaptação e transformação.
Entre as habilidades necessárias para se vencer desafios cotidianos – ser resiliente é uma que também está entre as principais nesses tempos desafiadores como os de agora, outras que despertam nossa atenção também são, por exemplo, o amor ao conhecimento e estar dispostos a aprender de uma forma ativa.
Ao reconhecer o cenário de imprevisibilidade e incertezas que causam alterações, seja temporária ou permanentemente, na oferta e na demanda de diversos setores realize uma autoavaliação e busque:
- Identificar quais habilidades você precisa aprimorar e as que você precisa melhorar pois essa é uma forma de se preparar para desenvolver novas habilidades;
- Busque expandir a base de seus conhecimentos e se abra para seus novos saberes. Pode parecer desafiador, mas é uma ótima maneira de manter a mente focada;
- Esteja aprendendo novas habilidades para alcançar um objetivo específico e/ou para o seu crescimento pessoal. Isso te ajudará a se adaptar às suas novas circunstâncias.
Ao desenvolver novas competências também nos tornamos mais adaptáveis e poderemos enfrentar os novos desafios com mais assertividade devido ao conhecimento que adquirimos.
Continue aprendendo
Ao se decidir a aprender uma nova habilidade tenha claro o seu porquê, como e onde irá aplicar e qual será sua recompensa/resultado ao colocar para fazer o que acabou de aprender.
Sobre a minha caminhada para desenvolver a ferramenta Excel, nesta semana eu tive que pedir ajuda ao meu amigo Samuel e ele me indicou alguns sites que disponibilizam gratuitamente o ensino de Excel. No início, eu confesso que eu tive receio quanto se eu conseguiria entender, acompanhar e aplicar o conteúdo das aulas as minhas demandas. Por incrível que me pareceu eu entendi, apliquei e ainda consegui sentir orgulho dos meus avanços nessa área.
Sua nova habilidade
Não ignore o tempo e esforços necessários para se dedicar ao desenvolvimento da nova habilidade. Crie esse tempo e seja persistente para que seja capaz de aprender e reter o conteúdo.
Teste suas novas habilidades começando por tarefas pequenas, de nível fácil e vai praticando e subindo o nível de complexidade conforme os seus desafios e entregas que precisa fazer. Pois em cada tentativa, com erros e acertos, você irá ganhar mais confiança na aplicação do conhecimento adquirido e praticado e será motivado a continuar aprendendo e se aperfeiçoando.
Qual nova habilidade você identificou que precisa aprender e desenvolver e tem se dedicado a isso? Me conte nos comentários!
Fique por dentro!
Catalyzing Change Week
Segue até o próximo dia 13 de maio, o Catalyzing Change Week (CCW), maior evento mundial liderado por inovadores sociais e empreendedores para compartilhar conhecimentos, trocar ideias e acelerar mudança de sistemas colaborativos.
Para quem quiser saber mais sobre o que está rolando no evento, basta acessar o site e participar deste momento de troca de conhecimento e iniciativas sociais.
Negócios de Impacto
Estão abertas as inscrições de propostas para receber apoio na execução de projetos. O Edital 09/2022 “Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixabas” recebe inscrições até o próximo dia 15 de junho pelo site: www.sigfapes.es.gov.br.
Podem participar pessoas físicas (proponentes sem empresa constituída) ou jurídicas (proponentes com empresas constituídas). O investimento total será de R$ 2,1 milhões.
Empreendeando
A feira empreendedora mais charmosa do Espírito Santo, o Empreendeando reuniu arteiras, confeiteiras, lojistas, agricultoras, além de outras profissionais em um encontro realizado em Laranjeiras, na Serra, com apoio da Casa da Mulher e Associação de Moradores.
O evento contou com exposição e comercialização de produtos, além do network entre as participantes.
Mentoria Gratuita
A Hub do bem está oferecendo mentorias gratuitas para ONGs. O objetivo da ação é ajudar os gestores com questões relacionadas à transformação digital da organização. Saiba mais em: link.ohubdobem.org/mentoria
Qualificação
A Plataforma Nobis abriu edital de Seleção e Qualificação de Parceiros Digitais 2022/23, voltado a organizações do Terceiro Setor, coletivos e negócios sociais que desempenham impacto relacionado à educação e/ou geração de renda, no exercício de suas atividades há mínimo um ano. Serão selecionadas 50 organizações. Clique aqui para mais informações.