Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Solidariedade em alta

Nesta quinta-feira, dia 20 de outubro, completamos 1 ano da coluna Causando Por Aí aqui no Portal Um Social. Aproveito esta data para deixar aqui o nosso muito obrigada por estarmos seguindo juntinhos no ar. E para celebrar, trago uma sugestão de pauta que recebemos com notícias boas para aquecer o coração.

A notícia é que o Brasil segue entre os países mais solidários do mundo de acordo com a pesquisa World Giving Index 2022 da Organização britânica Charitih Aid Foundation (CAF), representada no Brasil pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social.

World Giving Index é uma das maiores pesquisas sobre doações já produzida, com quase 2 milhões de pessoas entrevistadas desde 2009. No ano passado, segundo a pesquisa, no mundo todo 3 bilhões de pessoas ajudaram alguém que não conheciam.

O número de doações aumentaram 10% em economias de alta renda. Isso significou 200 milhões de pessoas que doaram dinheiro para Organizações da Sociedade Civil em todo o mundo.

O índice deste ano inclui dados de 119 países, representando mais de 90% da população adulta global. Já o Brasil subiu no ranking geral de World Giving Index, pulando da 54ª para a 18ª posição. Isso demonstra um crescimento do sentimento de solidariedade no Brasil nos últimos anos.

Em um cenário de incertezas no campo econômico, social e político onde a Covid-19 afetou em sua maioria os mais pobres e vulneráveis do mundo, a World Giving Index contribui para a nossa melhor compreensão sobre doações globais.

No entanto, após dois anos difíceis e com mais desafios que provavelmente virão, continuamos a ver grandes exemplos de generosidade global. E aquece o coração saber que estamos nos mobilizando para o enfrentamento dessa conjuntura juntos, pois “a generosidade assume diferentes formas ao redor do mundo e até mesmo suas definições diferem entre as culturas” conforme Neil Heslop OBR, CEo da Charisties Aid Foundation.

E você, costuma contribuir com algum OSC? Qual a causa social mais toca o seu coração? Me conta nos comentários.

 

 

Fique por dentro!


 

Oportunidade de capacitação

Nos dias 26 e 27 de outubro será ministrada a oficina: “Chamamento Público para contratualização com Organizações da Sociedade Civil”, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP.

As inscrições já estão abertas e os interessados devem enviar email para o endereço inscricao@esesp.es.gov.br solicitando seu credenciamento com as seguintes informações: Nome completo; CPF e Nome do curso. Participe!


 

Redes Sociais

No próximo dia 27 de outubro, às 19h, acontece o encontro virtual que vai debater o tema: “Como e porque a sua ONG precisa ter um perfil no TikTok”, ministrado por Larissa Dutra, comunicadora e produtora de conteúdo. O evento é promovido pelo Grupo de Excelência em Administração do Terceiro Setor. Para participar basta acessar este link no dia do evento. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies