Dani Laudino é assistente social, especialista em gestão social com mais de uma década de experiência no Terceiro Setor e escreve semanalmente para a coluna Causando Por Aí do Um Social.

Fale com a coluna: causandoporai@umsocial.com.br

Teoria da Mudança

Em tempos de férias escolares os estudantes não são os únicos que estão felizes. Por exemplo, na última segunda-feira (18), percebi que eu cheguei 30 minutos adiantada a um compromisso porque o trânsito “fluiu” mais do que o “normal”.

Te conto que eu utilizo o transporte público (ônibus) para me locomover pela cidade. E costumo fazer uma analogia de que vou precisar atravessar o “mar vermelho” para ir a algum compromisso. Quando falo assim é porque terei que fazer alguma viagem longa, e muitas das vezes se torna uma viagem longa porque essa “travessia” vai precisar ser pelo meio da cidade onde, geralmente, o trânsito é no horário de grande movimento, causando trânsito lento, denso por causa de muitos carros e caminhões.

Quando necessário, preciso recalcular a rota e pensar no tempo necessário para que eu possa chegar no horário nos meus compromissos. Não é diferente a frente de algum projeto, na gestão de uma Organização da sociedade civil (OSC). Apesar de termos um planejamento, cronograma, e está fazendo as atividades que necessitam, faz se necessário avaliar se estamos tendo ou se teremos o resultado que esperamos pelo caminho que estamos indo.

Tem uma ferramenta que pode te auxiliar na gestão da OSC como também na autogestão diante dos desafios do cotidiano.

Vamos falar da Teoria da Mudança. Você conhece?

A teoria da mudança é uma ferramenta que pode auxiliar as OSCs na busca por soluções para os desafios que enfrentam diariamente diante da missão de serem referência e terem credibilidade na promoção de políticas públicas e no fortalecimento da sociedade civil.

A Teoria da Mudança é uma metodologia criada para ajudar as organizações sociais, que se propõem a resolver problemas complexos da sociedade e potencializarem a sua capacidade de gerar impactos positivos.

Ao se propor responder às questões da ferramenta Teoria de Mudança, é possível levantar e reunir informações sobre a OSC que poderá ser usada, posteriormente, na tomada de decisão, para responder formulários com questões de Editais que visam captar recursos, por exemplo. São informações que vão responder perguntas como: Onde estamos e para onde vamos? Vale insistir mais um pouco ou desistir de alguma meta?

Assim, a teoria da mudança vai te auxiliar a mapear se o impacto que você quer gerar no mundo com as ações da sua OSC são mensuráveis, exequíveis. E com essas informações em mãos será possível visualizar o ponto de largada, que irá te auxiliar a traçar os melhores caminhos para que possa atingir o seu alvo e te levar ao seu ponto de chegada.

Portanto, comece estudando o impacto que quer gerar e queira saber mais sobre esse impacto: Ele será a solução para qual demanda/desafio? Quem identificou e como foi identificado essa demanda/desafio? Qual é a origem dessas demandas/desafios? Tendo atingido o impacto que espera causar, qual será o resultado?

A estrutura da ferramenta é simples e te auxiliará obter respostas para itens como: quais recursos serão necessários? Quais atividades serão realizadas? Quais serão os resultados de curto prazo? Quais resultados de impacto são esperados?

Faça também o exercício de envolver a sua equipe, pois ela poderá contribuir com as pesquisas, conversas, esclarecimentos de dúvidas, falar com beneficiários e fazer tudo que precisa ser feito para que essas perguntas possam ser respondidas.

Quando aplicar a Teoria da Mudança na minha OSC?

A ferramenta Teoria da Mudança pode ser aplicada sempre que a OSC sentir a necessidade de avaliar e monitorar o seu planejamento estratégico e o resultado poderá ser uma elaboração de ações para enfrentamento de algum desafio com planejamento podendo ser de curto, médio e longo prazo.

Compartilhe esse conteúdo com os parceiros da sua OSC.

 

Fique por dentro!


 

Capacitação

Você tem a oportunidade de fazer um curso gratuitamente sobre o tema pela Escola Aberta do Terceiro Setor e além do conhecimento que obterá poderá receber também o certificado de conclusão. Inscrições podem ser feitas clicando aqui.


 

Comemorar

O Instituto Água Viva, comemorou 07 anos de existência e queremos parabenizá-los por mais um ano fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas no sertão do nordeste. Clicando aqui você pode conhecer melhor o trabalho deles.


 

Edital “Nós com elas”

A luta pela Paz, com patrocínio da Vale, está com inscrições abertas para o programa de treinamento “Nós com elas”, com foco no intercâmbio de conhecimentos para o desenvolvimento de jovens, meninas e meninos em comunidades do ES, por meio de atividades esportivas. Clique aqui e saiba mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies