Empresa apoia projetos da Unicef e impacta mais de 200 mil famílias no Brasil
Os projetos apoiados pela marca, são voltados para a Primeira Infância, impactando na luta antirracista, saúde, educação e assistência social
Um levantamento feito pela Huggies, marca de cuidados infantis, entre os meses de julho e dezembro de 2023, mostrou que a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) impactou mais de 200 mil famílias.
Os projetos apoiados pela marca, são voltados para a Primeira Infância, impactando na luta antirracista, saúde, educação e assistência social, com o objetivo de garantir que mais bebês possam viver suas primeiras vezes.
Com isso, a UNICEF consegue fortalecer sistemas e qualificação de serviços, capacitando gestores públicos e profissionais, buscando contribuir com diversas pautas, incluindo o enfrentamento do racismo na Primeira Infância e no aumento da cobertura vacinal pelo país.
“Atuamos na primeira infância porque ela é o começo de tudo. É só possibilitando esse acesso que conseguimos contribuir para uma sociedade respeitosa, justa e segura”, explica Ronaldo Art,CMO e Head de Sustentabilidade da Kimberly-Clark.
Segundo Francisco Javier Martos Mota, chefe de Parcerias e Arrecadação de Recursos do UNICEF no Brasil, os cuidados na Primeira Infância são fundamentais para o pleno desenvolvimento de meninas e meninos. “Com o apoio de parceiros como Huggies, podemos ampliar nossos esforços em prol dos direitos das crianças no Brasil”, afirma.
Iniciativas
Entre as ações dessa agenda, em parceria com estados e municípios, está a estratégia Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), voltada à qualificação dos serviços públicos de saúde e de educação infantil com o objetivo de contribuir para os resultados das políticas municipais para a primeira infância.
A iniciativa conta com assistência técnica, capacitação, monitoramento, acompanhamento e certificação da melhoria da oferta de serviços e diálogo entre profissionais e famílias para melhor comunicação sobre o desenvolvimento das crianças de até 6 anos de idade, atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde e Unidades de Educação Infantil.
Outra estratégia do UNICEF é a Primeira Infância Antirracista (PIA), que tem como objetivo chamar a atenção de profissionais brasileiros da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir, de fato, um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração a singularidade das crianças e suas famílias.
Este processo é feito por meio da disseminação de conteúdos e materiais informativos, como uma coleção de cadernos formativos destinados a profissionais sobre educação infantil, assistência social e saúde no contexto de infâncias negras, assim como sobre atendimento qualificado às crianças indígenas e uma websérie com vídeos sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas.
Além dos materiais, o UNICEF realiza oficinas presenciais de sensibilização e mobilização, nas quais os profissionais participam de sessões expositivas sobre as dimensões do impacto do racismo desde a primeira infância, bem como práticas antirracistas.
Durante as oficinas, os profissionais – gestores das secretarias municipais e estaduais de Educação, coordenadores pedagógicos, diretores e professores – são convidados a discutirem sobre letramento racial, identificarem as barreiras internas e externas para a promoção de práticas antirracistas e, ao final do dia, desenvolvem planos de ação para o desenvolvimento e fortalecimento dessas práticas.
Além de PIA, o UNICEF também conta com a estratégia Busca Ativa Vacinal, em conjunto com governos para promover a vacinação de crianças, adolescentes e famílias.
Essa é uma das vertentes de acompanhamento das Unidades Amiga da Primeira Infância (UAPI), que faz o acompanhamento vacinal de famílias dentro de suas comunidades, buscando uma forma de atuação intersetorial, em que saúde, educação e assistência trabalham juntos para a identificação de crianças não vacinadas, ou com vacinas em atraso, para encaminhamento à saúde.
Além disso, foram promovidas ações de vacinação nas escolas no sentido de aumentar a cobertura vacinal.
Emergência no Rio Grande do Sul
Além do apoio ao UNICEF na agenda de Primeira Infância, a Kimberly-Clark, através da sua marca Huggies, realizou uma doação de 100 mil dólares para apoiar a resposta do UNICEF à emergência no Rio Grande do Sul. O UNICEF está apoiando a resposta do Governo Brasileiro às chuvas, juntamente a parceiros locais.
Entre as ações está a criação de Espaço Gurizada para aumentar o acesso de crianças e adolescentes a ambientes seguros, promovendo seu bem-estar psicossocial e atendendo às suas necessidades em situações de calamidades e emergências, dentro de ambientes como os alojamentos temporários e outros espaços de acolhimento.