Parceria entre associação LGBT e Senac forma mulheres trans em curso no ES

Ao todo, 13 mulheres se formaram no Projeto Qualifica Trans, que capacita mulheres trans em curso de Cuidador de Idosos

Em um marco importante para a inclusão social e profissional, 13 mulheres trans, incluindo Paula Ribeiro, de 38 anos, moradora de Jacaraípe, na Serra, receberam o certificado de Cuidadoras de Idosos.

A turma faz parte do Projeto Qualifica Trans, resultado da parceria entre o Senac-ES, o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) e a Associação Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold). A qualificação profissional é uma resposta à crescente demanda por cuidadores em um país com população envelhecendo rapidamente.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que o número de cuidadores de idosos no Brasil aumentou em 547% entre 2012 e 2022, passando de 5.868 para 38.027 profissionais. Esse crescimento acompanha a necessidade cada vez maior de atenção e cuidados especializados para a população idosa.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também revelou um aumento significativo de 57,4% na população idosa em 12 anos. Em 2022, o Brasil contava com mais de 22 milhões de pessoas com 65 anos ou mais, representando 10,9% da população total.

A Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) estima que 70% dos idosos necessitarão de cuidados especializados em algum momento de suas vidas. Nesse cenário, o trabalho de cuidador de idosos se apresenta como uma profissão do futuro, oferecendo assistência integral, tanto física quanto emocional, para a terceira idade.

Paula Ribeiro, que já trabalhava como acompanhante hospitalar de forma informal, agora possui uma certificação reconhecida que amplia suas oportunidades no mercado de trabalho formal.

“A minha experiência no Senac foi positiva e está abrindo novas possibilidades. Agora, quero começar o Técnico em Enfermagem para que eu cresça ainda mais”, afirmou Paula, que recebeu seu jaleco durante a cerimônia de formatura das mãos de sua mãe.

Embora a tecnologia, com áreas como Inteligência Artificial (IA) e Análise de Big Data, esteja no centro das atenções quando se trata de profissões do futuro, outras áreas continuam essenciais para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Richardson Schmittel, Diretor Regional do Senac-ES, ressalta que o futuro do mercado de trabalho não será exclusivamente tecnológico.

“As áreas que mais crescem, estatisticamente, são tecnologia, logística e saúde. Entretanto, outras profissões continuam sendo fundamentais para a manutenção da sociedade. Não existe um futuro exclusivamente tecnológico, pois o mesmo é focado em pessoas, e para isso precisamos de profissionais competentes em serviços humanizados, como é o caso desta turma recém preparada para a atuação prática”, explicou Schmittel.

Parceria entre associação LGBT e Senac forma mulheres trans em curso no ES
Cerimônia que entregou o diploma para as mulheres formadas | Foto: Reprodução

O projeto Qualifica Trans

O curso de Cuidador de Idosos faz parte do Projeto Qualifica Trans, desenvolvido pela Associação Gold. O projeto visa oferecer qualificação profissional para a comunidade LGBTQIPN+, criando novas oportunidades no mercado de trabalho.

A formação de 160 horas teve início em março de 2024, e a cerimônia de conclusão foi realizada no Senac, em Bento Ferreira, na última sexta-feira (20).

Durante o evento, familiares, formandas e representantes das instituições parceiras celebraram o sucesso da turma, que já conta com quatro alunas encaminhadas ao mercado de trabalho. As demais alunas estão preparadas para novas oportunidades no setor de cuidados com idosos, um mercado em expansão.

Fundada em 2005, a Associação Gold atua em território capixaba com o objetivo de promover a inclusão social e o respeito às diferenças, com iniciativas nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos. A organização dedica atenção especial à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluindo o HIV/Aids.

A conquista de Paula e suas colegas marca um passo importante para a construção de um futuro mais inclusivo e equitativo, onde profissionais da comunidade trans encontram novas oportunidades e reconhecimento em áreas que vão além da tecnologia, mas que são essenciais para o bem-estar da sociedade.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies