Instituto lança documentário sobre importância das bacias hidrográficas do ES

Águas do Itapemirim” estreia em março e explora a importância do Rio Itapemirim e os desafios ambientais no ES

O Instituto Últimos Refúgios lança em março o aguardado documentário “Águas do Itapemirim”, uma produção que mergulha na relevância das bacias hidrográficas do Espírito Santo, com foco no Rio Itapemirim. A estreia oficial acontece no dia 15 de março, às 8h30, no Cinemark Shopping Vitória. Outras sessões já estão programadas para os dias 19 de março, no Cine Metrópolis, Vitória; e 22 de março, na Reserva Águia Branca, Vargem Alta

O trailer oficial está disponível no YouTube do instituto: @ultimosrefugios. Dirigido por Klaus’Berg e roteirizado por Raphael Gaspar, o longa-metragem traz 90 minutos de imagens impressionantes do Rio Itapemirim e sua biodiversidade, intercaladas com entrevistas sensíveis de:

  • Pescadores
  • Descendentes de quilombolas
  • Professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Alegre
  • Ativistas ambientais

Além de resgatar a expedição científica de 2004 conduzida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a narrativa também revisita registros históricos do diário de João do Monte da Fonseca, alferes português que colonizou a região no século XIX.

Foto: Reprodução

A essência do Rio Itapemirim: entre beleza e desafios ambientais

Segundo Raphael Gaspar, o documentário busca resgatar a essência do Rio Itapemirim:

“Esse rio já foi esperança para os navegantes, redes cheias para os pescadores e refresco em dias de intenso calor”, destaca a professora Sheilla Lobato em uma das entrevistas.

O filme mostra o contraste entre as águas cristalinas nas nascentes do Caparaó e a turbidez ao chegar em Marataízes. A proposta é conscientizar a sociedade sobre a atual situação da bacia hidrográfica e seu impacto no desenvolvimento sustentável da Região Sul do Espírito Santo.

Impactos socioambientais em destaque

O documentário também explora os principais desafios enfrentados ao longo dos anos, como:

  • Crise hídrica de 2015
  • Enchentes em Cachoeiro de Itapemirim (2020)
  • Enchentes em Mimoso do Sul (2024)
  • Histórias das comunidades pesqueiras e quilombolas
Águas de Itapemirim: imagem registrada no fundo de um rio mostra vários peixes nadando perto de uma pedra, no documentário feito pelo Instituto Últimos Refúgios
Foto: Reprodução

De acordo com Leonardo Merçon, diretor de Fotografia e fundador do Instituto Últimos Refúgios:

“As entrevistas pautaram os temas que escolhemos abordar. Ouvimos relatos sobre a beleza do rio, mas também sobre as lutas para protegê-lo. A nossa missão foi dar voz ao rio e à natureza de forma artística”.

Para o diretor Klaus’Berg, a produção foi especialmente marcante por sua conexão com o rio durante sua juventude em Alegre:

“Gravar esse documentário foi reviver minha adolescência. O Rio Itapemirim era a nossa praia. Hoje, vejo as marcas das mudanças causadas pelo crescimento das cidades e a falta de preservação dos recursos hídricos. Espero que esse filme inspire reflexões profundas”.

Foto: Reprodução

Parcerias e apoios ao projeto

“Águas do Itapemirim” é uma realização do Instituto Últimos Refúgios em parceria com:

  • Secretaria de Estado da Cultura
  • Governo do Estado do Espírito Santo
  • Lei de Incentivo à Cultura Capixaba
  • Grupo Águia Branca
  • Reserva Ambiental Águia Branca
  • Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema)
  • Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Sobre o Instituto Últimos Refúgios

O Instituto Últimos Refúgios é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) dedicada à conservação ambiental e cultural no Espírito Santo. Através da educação ambiental e da produção audiovisual, a organização busca equilibrar a relação entre sociedade e natureza, promovendo projetos voltados à proteção de espécies e ecossistemas.

Deixe uma resposta

Fique tranquilo! Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de privacidade e cookies